Confira o Boletim do Mercado de Trabalho Formal do mês de março.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 23/04/2018 | Editado em 23/04/2018

Dados divulgados pelo Observatório do Trabalho da UCS, extraídos do Caged, registram acréscimo de 0,15% sobre o total de empregos formais no Brasil, 0,50% no Rio Grande do Sul e 0,22% em Caxias do Sul.

O Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul divulgou a Carta Mensal do Mercado de Trabalho Formal de março de 2018 para a região de abrangência da UCS, que compreende os municípios de Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Guaporé, Nova Prata, São Sebastião do Caí, Veranópolis e Vacaria. Os dados são extraídos da base de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS).

Brasil
De acordo com o boletim, houve um acréscimo de 0,15% sobre o total de empregos formais no mês de março no Brasil, com a abertura de 56.151 postos de trabalho. O maior número de novos vínculos foi registrado no setor de Serviços (57.384 vagas criadas), seguido pela Indústria de Transformação (10.450 vagas), e registrou-se fechamento de postos de trabalho nos setores da Agropecuária e do Comércio (17.827 e 5.872 vínculos encerrados, respectivamente).

Rio Grande do Sul
No mês de março, foram abertos 12.667 postos de trabalho no Rio Grande do Sul, o que representa um acréscimo de 0,50% sobre o total de empregos formais. Os setores que mais abriram postos de trabalho foram o da Indústria de Transformação, com 7.649 vagas criadas, seguido pelo setor de Serviços, com 4.540 novos vínculos. No mesmo período, o único setor que fechou postos de trabalho foi o da Agropecuária, com 3.065 vagas encerradas.

Caxias do Sul
Em Caxias do Sul, foram abertos 337 postos de trabalho em março, acréscimo de 0,22% sobre o total de empregos formais. O setor que mais abriu empregos foi o de Indústria e Transformação, com 309 novas vagas, seguido pelo de Serviços, com 304 vagas criadas. O maior número de postos fechados se deu no setor de Construção Civil, com o encerramento de 82 vagas, seguido pelo Comércio e seus 78 desligamentos.

Demais municípios de abrangência da UCS
É possível conferir AQUI  todas as informações e dados específicos dos municípios da região de abrangência da UCS.