Conhecer para defender: curso capacita sobre os direitos da pessoa idosa

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 31/08/2020 | Editado em 31/08/2020

A Universidade de Caxias do Sul, em parceria com a OAB Subseção Caxias do Sul, promove o curso de extensão Direitos da Pessoa Idosa: Conhecer para Defender. As aulas síncronas on-line ocorrem de 15 de setembro a 27 de outubro, oportunizando capacitação e sensibilização acerca do tema aos profissionais que atuam na área jurídica e demais interessados.

As abordagens contextualizarão sobre o envelhecimento da população no Brasil, evidenciando a importância do tema e de seus desdobramentos, além de propiciar o debate sobre direitos pela análise de Estatuto e Política Nacional do Idoso. Nas atividades, serão abordados a política de envelhecimento ativo proposta pela Organização Mundial da Saúde e seus fatores determinantes, os diversos tipos de violência contra as pessoas idosas a fim de capacitar para abordagens e providências adequadas, e os cuidados necessários aos processos jurídicos como interdição e curatela, bem como os possíveis efeitos dessas intervenções na vida da pessoa idosa.

Totalizando carga horária de 14 horas, as aulas serão desenvolvidas pela plataforma Google Hangouts Meet. Com vagas limitadas, as inscrições são recebidas a partir deste link.

A coordenação é das professoras da UCS Vania Beatriz Merlotti Heredia, doutora em História, com pós-doutorado em História Econômica e em Antropologia e associada da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, que também atuará como ministrante no curso, e Claudia Maria Hansel, doutora em Ciências Sociais.

Também conduzirão as classes a mestra em Inclusão Social e Acessibilidade Jussara Rauth, associada da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e membro do Conselho Estadual do Idoso – RS; o juiz titular da Vara de Curatelas de Porto Alegre, mestre em Direito Regulatório Luís Gustavo Pedroso Lacerda; a doutora em Educação e professora da UCS Margareth Lucia Paese Capra; a doutora em Educação, associada da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e professora da UCS Verônica Bohm; e o doutor em Sociologia Vicente Faleiros, professor Emérito da UNB e associado da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.