Convênio entre UCS e Feltrin Sementes foca no melhoramento genético de hortaliças.
Realizada no âmbito do TecnoUCS e do Instituto de Biotecnologia, pesquisa vai atuar inicialmente sobre a cultura do rabanete, variedade que hoje importa 100% de seu melhoramento genético.

A UCS e a Feltrin Sementes Ltda. assinaram na segunda-feira, dia 4 de março, um convênio para a execução de projeto de pesquisa que visa ao melhoramento genético de hortaliças. A iniciativa acadêmica será coordenada pelo professor Gabriel Pauletti e contará com atuação de outros pesquisadores da Universidade, entre eles o professor Sergio Echeverrigaray e a professora Luciana Rota.
O projeto utilizará a infraestrutura do Instituto de Biotecnologia, da Área Experimental de Fazenda Souza e do curso de Agronomia. Durante a execução dos estudos, os pesquisadores vão atuar no melhoramento de hortaliças, com foco na produção de rabanete, cultura em que a genética é totalmente importada. Os trabalhos também buscam estimular a produtividade local, levando em conta as características da Serra Gaúcha, região com maior representatividade no abastecimento da Ceasa de Porto Alegre.
Para atuar no projeto pioneiro no Brasil – considerando o estudo do rabanete –, os pesquisadores vão contar com toda a estrutura laboratorial do TecnoUCS, que permite análise genética das plantas por marcadores moleculares. Além disso, a Universidade disponibiliza recursos humanos qualificados para a produção dos estudos.

O convênio vai ampliar ainda o campo de atuação para alunos de graduação, por meio de estágios, e de pós-graduação, com espaço para produção de projetos e subprojetos de pesquisas. A pesquisa também abre a possibilidade do desenvolvimento de intercâmbios da UCS com centros de pesquisa parceiros da Feltrin Sementes, entre eles instituições norte-americanas e universidades do eixo Rio-São Paulo.
Acordo facilita acesso à graduação
Além do convênio de pesquisa, a UCS e a Feltrin Sementes Ltda. também assinaram um contrato para concessão de benefícios para sócios e empregados do empreendimento. Além deles, os dependentes em primeiro grau e/ou cônjuges dos colaboradores vinculados à empresa também terão acesso aos benefícios. As vantagens são direcionadas aos cursos de Tecnologia, vinculados ao programa UCSTec, e aos cursos EaD.
Fotos: Claudia Velho e Daniela Schiavo
Compartilhar