Coordenadora do Grupo Amorcomtur! apresenta pesquisas da UCS em eventos na Europa.
A professora e pesquisadora Maria Luiza Cardinale Baptista, docente do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade e dos cursos de Comunicação apresentou, na Espanha e em Portugal, entre 3 e 12 de julho, pesquisas realizadas no Amorcomtur! Grupo de Estudos em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese (CNPq/UCS). Ao todo, foram quatro eventos, com a apresentação de seis trabalhos e um livro que a professora coordenou em parceria com o professor Dr. Jakson Renner, da Universidade de Santiago de Compostela e Universidade da Coruña. Em um dos eventos, a professora foi conferencista convidada e, nos outros três teve suas pesquisas selecionadas para apresentação.
Os estudos da professora Cardinale envolvem a discussão de “Ecossistemas Turístico-Comunicacionais-Subjetivos” e o que ela vem chamando de Com-versar, lugares e sujeitos, na perspectiva de narrativas de amorosidade e autopoiese, proposta com envolvimento de pesquisadores de seis outros países, além do Brasil: Portugal, Espanha, Itália, Colômbia, México e Egito. Tem também destaque, em suas produções, o conhecimento sobre a relevância da trama comunicacional, do que chama de os engendramentos maquínicos, na produção de significações subjetivas e coletivas. Os estudos também refletem seus vínculos com a Universidade Federal do Amazonas, na discussão dos ecossistemas comunicacionais.
XIII Congresso Espanol de Sociología – Sociedades en la Encrucijada, Compromisos de la Sociologia – 3 de julho, Valencia, Espanha
Foram apresentados estudos alinhados com pressupostos complexos e ecossistêmicos, da Ciência Contemporânea, e que correspondem à proposição de estratégia metodológica, criada pela pesquisadora da UCS que, abordou em sua palestra: “Cartografia dos Saberes e Matrizes Rizomáticas – Estratégias metodológicas para a pesquisa qualitativa em Turismo” e “Ecossistemas turísticos e maquinismos comunicacionais autopoiéticos – Desafios para a produção de entrelaços de amorosidade”.
Na abertura do evento, a temática do painel principal sinalizou para a tônica das discussões do congresso, com a qual o Amorcomtur! está perfeitamente alinhado. Foi enfatizada a necessidade de cuidado mútuo, de respeito às diferenças, de lutas para a integração do mundo em paz e amor. A conferência inaugural teve como título El cuidatoriado. Una clase social emergente en las sociedades avanzadas e foi proferida pela professora María Ángeles Duran, Prêmio Nacional de Sociología y Ciencia Política 2018. Em síntese, a fala da professora defende que não há como avançar, se o ‘cuidado’ não for uma preocupação ética, política, pública, envolvendo cada sujeito, em suas várias instâncias de vida!
III Encontro Ibérico sobre Ensino da Ética, da Responsabilidade Social e das Práticas de Responsabilidade Social no Ensino Superior – 4 de julho, Lisboa, Portugal
Como palestrante convidada, a professora Cardinale a conferência “Existirmos, a que será que se destina? Conexão Amorcomtur! Dimensão ética e responsabilidade ecossistêmica no ensino”, abordando temáticas contemporâneas, que desafiam o ensino da ética e do que ela chama de “responsabilidade ecossistêmica no ensino”, a partir da experiência do grupo que coordena, o Amorcomtur! Grupo de Estudos em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese.
O título da conferência destaca um verso da música Cajuína, de Caetano Veloso, e foi levado à discussão, originalmente, pela professora, em uma Oficina sobre Aprendizagem Significativa, coordenada pelo professor Dr. Alexandre Cortez Fernandes. A discussão do grupo da oficina, associada às muitas rodas de conversa do Amorcomtur!, somaram-se às reflexões sobre a amorosidade como a ética do cuidado, a ética das relações, tão necessária para as vivências em geral, e, claro, com ênfase nos ambientes educacionais.
“Estamos em um tempo de fortes rajadas de tempestades, direcionadas à Educação, em todo o mundo. Mais que nunca, é preciso calma, entrelaçamentos, força e amorosidade, entre todos os sujeitos envolvidos, para que possamos levar adiante os projetos educacionais. Nestes tempos, nós só temos uns aos outros!”. O conceito de amorosidade, discutido pela professora, constitui-se como referência de ética e respeito ao outro, na convivência, tendo inspiração em vários autores contemporâneos, como Humberto Maturana, Paulo Freire, entre outros. Ao final do evento, a amorosidade foi destacada, pelos organizadores do evento, como um dos sinalizadores importantes, para o enfrentamento dos desafios do ensino da ética e da responsabilidade social, na Iberoamérica e no mundo.
X Postgraduate Conference: Management, Hospitality & Tourism – 5 de julho, Lisboa, Portugal
A temática “Responsabilidade Ecossistêmica: Turismo, Comunicação e suas Transversalidades” foi apresentada no dia 5 de julho, em evento científico, que reuniu pesquisadores de várias universidades portuguesas e espanholas, em Lisboa. O trabalho apresentado pela docente da UCS está relacionado à pesquisa “Ecossistemas Turísticos-Comunicacionais-Subjetivos”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação e Turismo e Hospitalidade e em disciplina do Programa, que neste semestre terá a participação virtual de pesquisadores convidados de Portugal e Espanha, dando sequência às ações de internacionalização do Programa.
A X Postgraduate Conference: Management, Hospitality & Tourism é organizada pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve e pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAL) do Instituto Politécnico de Lisboa. Constitui-se como um espaço de debate multidisciplinar, de apresentação e partilha do trabalho e de âmbito internacional.
PENSAR CULTURAS, CAMBIAR MUNDOS – V Congreso Internacional de Antropologia – 9 a 12 de julho, Madrid, Espanha
Encerrando sua missão acadêmica com a participação em um dos principais eventos de Antropologia do mundo, a professora Cardinale apresentou os seguintes trabalhos: “Ecossistemas Turísticos, Amorosidade e Autopoiese: Contribuições para (Re)Pensar Culturas e Mutações”; “Trama Midiático-Comunicacional, Maquinismos Abstratos e Afetivações: Fluxos Intensos na Aldeia Global em Processo de Desterritorialização”. Também apresentou o livro Las Fuentes de Información Turística en Foco, cuja coordenação foi compartilhada com professor Dr. Jakson Renner Rodrigues Soares, publicado em 2018, pela Thomson Reuters, uma das principais editoras espanholas.
Fotos: Arquivo Pessoal
Compartilhar