Coro da UCS, em seus 50 anos, deseja reunir ex-integrantes.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 11/04/2018 | Editado em 11/04/2018

O Coro da Universidade de Caxias do Sul, criado em 1968 com o objetivo de manter e divulgar o canto coral na comunidade, pretende, em julho, realizar um concerto comemorativo aos seus 50 anos.

A ideia é reunir ex-integrantes do Coro para que, juntos, possam participar de um concerto no dia 15 de julho, às 20 horas, no UCS Teatro. Assim, os ex-cantores podem entrar em contato com a regência para participarem dos ensaios, que começam neste sábado, dia 14 de abril, no Teatro do Bloco B, no Campus-Sede, a partir das 14 horas. O contato pode ser feito pelo e-mail corodaucs50anos@gmail.com

Histórico
O Coro da Universidade de Caxias do Sul foi criado em 1968 e teve, como primeiro maestro Nestor Wennholz, com ensaios realizados no prédio da antiga Escola de Belas Artes, uma das instituições de ensino superior que deu origem à criação da UCS. Logo nos seus primeiros anos de existência, o  Coro da UCS participou de festivais dentro e fora do Brasil.  De 1973 a 1976 teve como regente a maestrina Anita Bergmann Campagnolo, que substituiu Nestor Wennholz, que estava na Alemanha a estudos. Neste período, teve como preparador vocal Decápolis de Andrade. Em 1976, reassumiu o maestro Nestor Wennholz e, em 1995, assumiu a batuta o maestro Renato Filippini. Anita Bergmann Campagnolo voltou ao cargo em 2014, no qual permanece até hoje na direção artística, com a colaboração do professor Ricardo Barpp, na preparação vocal dos cantores.

Dentre os feitos mais importantes do Coro da UCS, destaca-se a gravação de seu LP solo, em 1981, e, no mesmo ano, de outro LP gravado durante o XIII Encontro de Coros Universitários Gaúchos – ECUG. Além disso, também se classificou entre os dezesseis melhores coros gaúchos no Festival Internacional de Coros, em 1986. Em 1996, se filiou à Federação dos Coros do Rio Grande do Sul – FECORS – com o qual contribui até os dias de hoje. Em 2015, sob a regência de Anita Bergmann Campagnolo, produziu o espetáculo Le Più Belle Canzoni Italiane, em comemoração aos 140 Anos da Imigração Italiana.

Mais recentemente tem participado dos Concertos da Primavera e dos concertos Natal em Família na UCS. Em 2016, participou da montagem do espetáculo cênico-musical O Messias, de Haendel, com a Orquestra Sinfônica da UCS e bailarinos convidados.

O Coro é formado por pessoas da comunidade, além de estudantes, professores e funcionários da Universidade. Desenvolve sua arte dentro dos mais variados gêneros musicais, com repertório próprio de músicas a cappella e músicas de câmara, sendo que, desde a sua reestruturação em 2014, tem também como objetivo formar um Coro Sinfônico para atuar com a Orquestra Sinfônica da UCS.

Foto: Claudia Velho