Coro da UCS se apresenta na última edição do ano dos Concertos ao Entardecer.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 21/11/2017 | Editado em 22/11/2017

O concerto especial “Novembro Azul”, promovido pela Universidade de Caxias do Sul e Prefeitura Municipal nos “Concertos ao Entardecer”, terá a participação do Coro da UCS. A apresentação será neste domingo (26), às 18 horas, na sede social do Recreio da Juventude.

Esta será a última edição de 2017 dos Concertos ao Entardecer, uma realização da Orquestra Sinfônica da UCS e do Museu Municipal, com o apoio do LionsEduC e do Recreio da Juventude.

A entrada é franca, com a sugestão da doação de alimentos não perecíveis que serão doados para a Liga Feminina de Combate ao Câncer.

PROGRAMAÇÃO

Deo Gloria – Steve Kupferschmid
Dies Irae – do Requiem de D. Farrell Smith
Agnus Dei + Dona Nobis – da Missa Brevis de Dave and Jean Perry
Lascia Ch’io Pianga – da Ópera Rinaldo de Händel – Arr: Catherine Delanoy
For The Beauty of the Earth – John Rutter
Sing Joy to tThe World – Händel / Vivaldi – Arr: Ruth Elaine Schram
White Christmas – Irving Berlin – Arr: Mac Huff
Amazing Grace – Hino Tradicional Cristão Anglicano – Letra: John Newton
Les Misérables – Musical – Claude-Michel Schönberg / Letra: Herbert Kretzmer
– I Dreamed A Dream
– Castle On A Cloud
– Finale

CANTORES
Sopranos: Aline dos Reis Cavalcante, Camila Modena, Caroline Guadagnin, Daniela Ozelame, Elaine Castro, Gabriela Luiz Dias, Monalisa de Andrade, Silvia Cioato, Tainara do Nascimento Franco e Virginia Myga Garcia.
Contraltos: Bruna Paim Pasquali, Fabiana Campagnolo, Gislaine Nicola e Magda Turra.
Tenores: Alencar Fardin Filho, Augusto Scheifler e Guilherme Moterle.
Baixos: Artur Stockmans Teixeira e Mateus Zanotti.
Regente: Anita Bergmann Campagnolo
Preparador vocal: Ricardo Barpp
Pianista: Fernando Rauber Gonçalves

Coro da UCS
As artes acompanham o desenvolvimento do povo italiano desde a história antiga. A música, especificamente, foi altamente desenvolvida na Itália, sendo a ópera o seu fruto mais apreciado. Consequentemente, o canto sempre esteve presente como uma memória tradicional dos imigrantes que por aqui chegaram e fundaram a cidade de Caxias do Sul. Com esse espírito, entendendo a música como uma forma artística promotora de valores humanos e estéticos, o então reitor da UCS, Dr. Virvi Ramos, incentivou a criação de um coro universitário. Assim, em abril de 1968, um ano após a fundação da Universidade de Caxias do Sul, nasce o Coro da UCS, com o objetivo de desenvolver e divulgar o canto coral e os laços com a cultura musical sempre presente na história dos antepassados e dos brasileiros. Com o recital do próximo domingo, iniciam-se as comemorações dos 50 anos do Coro, que serão completados em 2018.

Ao longo de seus 49 anos de história, o Coro da UCS contou com inúmeros coralistas, entre acadêmicos, professores e funcionários da UCS e membros da comunidade. Seu primeiro maestro foi Nestor Wennholz e seus ensaios aconteciam no prédio da antiga Escola de Belas Artes. De 1973 a 1976 teve a regência da maestrina Anita Bergmann Campagnolo, substituindo Nestor Wennholz, que estava na Alemanha a estudos. Neste período, teve como preparador vocal Decápolis de Andrade e, em 1976, ao retornar de viagem, Wennholz reassumiu a regência. Em 1995, assumiu a batuta o regente Renato Filippini e, em 2014, Anita Bergmann Campagnolo volta ao cargo e permanece na direção artística até os dias de hoje, contando com o auxílio de preparação vocal do professor Ricardo Barpp.

O Coro passou por vários formatos desde a sua criação, desde coro misto a capella, coro cênico e, no momento presente, além de continuar com a tradição de coro a capella, inclui em seu repertório peças com acompanhamento de instrumentos musicais. O repertório do Coro, de acordo com sua característica camerística e a função de produzir e oportunizar a experiência da música a um amplo público, compreende diferentes gêneros musicais de épocas e compositores diversos, bem como idiomas e estilos variados, abrangendo música folclórica, popular e erudita.

Desde sua reestruturação em 2014, o Coro também tem participado de concertos junto à Orquestra Sinfônica da UCS, e tem como um dos objetivos futuros atender a um repertório sinfônico para atuar em outras possibilidades musicais.