Curso de Ciência da Computação do CARVI recebe conceito 4 na avaliação do MEC.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 23/05/2017 | Editado em 23/05/2017

Comissão do Ministério da Educação avaliou o curso em três dimensões: corpo docente, infraestrutura e projeto pedagógico.

Mais um curso da Universidade de Caxias do Sul comemora a boa avaliação realizada pelo Ministério da Educação. O curso de  Ciência da Computação, do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, recebeu conceito 4 (em escala com gradação máxima de 5) na avaliação do MEC, realizada no mês de abril.

No final de abril, durante dois dias, avaliadores do MEC realizaram uma visita presencial na unidade universitária para avaliarem o curso em três dimensões: corpo docente, infraestrutura e projeto pedagógico.

O coordenador do curso, professor Daniel Luis Notari, explica que “a nota 4 foi atribuída ao excelente corpo docente do curso que possui 97% de docentes com titulação de mestre ou doutor – dos 33 docentes do curso, 14 são doutores. O curso tem 76% de professores em regime de tempo integral e parcial. E ainda, 67% do corpo docente possui experiência profissional, 94% possui experiência de magistério superior de três anos ou mais, sendo que a média de atuação na UCS supera os 20 anos. E 52% possuem sete ou mais produções, de cunho científico, técnico, cultural, artístico ou tecnológico”.

Outro ponto que contribuiu com o conceito 4 foi a infraestrutura oferecida aos alunos e professores: são salas de aula bem equipadas e laboratórios de informática adequados para as atividades práticas de sala de aula, monitorias, atendimento aos alunos, realização de atividades extraclasse e desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso, e a biblioteca – a UCS possibilita o acesso a 153 bases de dados de artigos científicos. “Temos no CARVI,  21 laboratórios de informática, com  20 computadores por sala, em média, equipados com os sistemas operacionais Windows e Linux e todos os outros softwares necessários para a realização das atividades do curso. Os acadêmicos também utilizam o Laboratório de Eletrônica Digital para realização de atividades que envolvem sistemas digitais e arquitetura de computadores. Além disto, os estudantes têm acesso a um acervo de livros e bases de dados digitais para apoiar as atividades de estudo”.  Sobre o projeto pedagógico do curso, o coordenador explica que ele é revisado constantemente e determina as diretrizes do curso como perfil do aluno, habilidades e competências, plano curricular e plano de ensino das disciplinas. “O projeto do curso é a base para as atividades realizadas pelos professores e alunos”, finaliza.

Diferenciais
O curso Ciência da Computação foi autorizado a funcionar no CARVI em 2013 e efetivamente implantado em março de 2014. Atualmente tem 70 alunos. A maioria das aulas realiza-se nos laboratórios de informática e no Laboratório de Eletrônica Digital. “Desta forma, a relação entre teoria e prática é direta. Desde o primeiro ano do curso, o estudante tem aulas práticas envolvendo programação de computadores (C, Java, C#, Android, Web) e noções básicas do funcionamento interno do computador”, esclarece Notari.

Como diferenciais do curso, o professor ressalta novamente o corpo docente extremamente qualificado para desenvolvimento de atividades de aula, projetos de pesquisa e relações com as empresas do segmento. “Os professores estão constantemente se qualificando para a aplicação de estratégias e métodos de aprendizagem ativa, desenvolvimento de projetos temáticos. O curso fornece uma infraestrutura de software e hardware para os alunos desenvolverem as suas atividades e os incentiva a participar dos programas voltados para o empreendedorismo e inovação através do desenvolvimento de projetos de pesquisa, criação de modelos de negócio para a criação de startups. Também oferecemos atividades de formação complementar e acolhida ao estudantes, desde a sua chegada na universidade até a conclusão do curso, e, mesmo depois de formados, são instigados a dar continuidade à sua formação, através de cursos de extensão, cursos de especialização, MBA, mestrados e doutorados. Os professores do curso atuam diretamente em programas de pós-graduação (mestrados e doutorados) nas áreas de Biotecnologia, Engenharias, Turismo, Ciências e Matemática e os estudantes são constantemente avisados das ofertas de estágio e emprego nas empresas parceiras da UCS e do Programa Integrar”, conclui Notari.

Foto: Paula Larentis