Curso de Design de Interiores promove aulas práticas em visitas a empresas.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 26/06/2017 | Editado em 26/06/2017
No L’Antiquaire Antiguidades, acadêmicos conheceram peças de diferentes épocas.

Um curso prático. É assim que pode-se definir o curso de Design de Interiores que, rotineiramente, desenvolve suas aulas em empresas do setor, seja por meio de visitas técnicas guiadas por professores responsáveis ou palestras direcionadas. Um exemplo de atividade prática foi realizada recentemente no L’Antiquaire Antiguidades, em Caxias do Sul, quando os acadêmicos da disciplina de História do Mobiliário – ministrada pela professora Sinara Maria Boone – contemplaram os objetivos da disciplina no que se refere à confirmação presencial de análise crítica das tendências do mobiliário na evolução temporal. A visita colocou os alunos em contato com peças de diferentes épocas e origens, relacionando a história do mundo com o design. Deste modo, conforme explica o professor Vinícius Pante, coordenador do curso, “espera-se capacitar o estudante na análise crítica de tendências do mobiliário na evolução temporal, contribuindo para que o formando possa construir seu próprio repertório de projetos e objetos referenciais”.

O curso de tecnologia em Design de Interiores – que teve início em 2014 e, no final de março, ao ser avaliado por membros do Ministério da Educação obteve conceito 4 – engloba disciplinas teórico-práticas organizadas em quatro eixos profissionalizantes: teoria, tecnologia, representação e projeto. Ele funciona junto ao Campus 8 e tem à disposição toda a estrutura física de ateliers e laboratórios compartilhados com os demais cursos da área do Conhecimento de Artes e Arquitetura, tais como Artes Visuais, Design de Moda, Design e Arquitetura e Urbanismo.

O coordenador do curso enfatiza ainda que “os métodos de ensino e aprendizagem baseiam-se em ateliers de projetos integradores, onde os estudantes recebem orientações dos professores das diversas áreas afetas ao projeto de interiores. Os ateliers configuram-se em espaços multidisciplinares privilegiados onde os discentes são confrontados com problemas reais da prática profissional ao mesmo tempo em que recebem orientações de docentes de todas as áreas relacionadas aos processos e soluções projetuais. Este método de ensino é pioneiro no país, tendo início com o curso de Arquitetura e Urbanismo na UCS e positivamente observado pelo Ministério da Educação em suas avaliações in loco”.

As atividades do curso são presenciais – no período da tarde e vespertino – e os alunos recebem orientação integral, inclusive nas atividades práticas supervisionadas.

Foto: divulgação