Curso de Licenciatura em Música promove o 7º Encontro de Educação Musical.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 06/07/2017 | Editado em 13/07/2017

Promover práticas musicais que potencializem a capacitação de músicos, professores, estudantes e artistas em geral para o ensino de Música em diversos contextos, especialmente o escolar, bem como fomentar, ampliar e aprofundar discussões sobre os caminhos da educação musical no Brasil e as possibilidades de ação dos profissionais nesta área estão entre os objetivos do 7º Encontro de Educação Musical da Universidade de Caxias do Sul, que se realiza de 14 a 16 de julho, no Campus 8.

A atividade, coordenada pelas professoras Cristiane Ferronato e Patrícia Pereira Porto, do curso de Licenciatura em Música, terá a presença de André Hosoi (São Paulo), Ricardo Alvarenga (Minas Gerais) – que irão ministrar oficinas – e, como convidada especial, Tea Ylikoski (Finlândia), que irá conduzir a mesa-redonda sobre “A Educação Musical na Finlândia” (essa atividade será ministrada em inglês com tradução simultânea para o português) e a oficina Brincadeiras e Jogos.

Segundo a professora Cristiane Ferronato, “os encontros de Educação Musical se tornam uma oportunidade não só de alunos do curso de Licenciatura em Música, mas de interessados em aproximarem-se de profissionais da arte-educação de diversos lugares do país, ou mesmo estrangeiros, através de atividades práticas e ao mesmo tempo instigadoras de novos conceitos e fundamentações para a educação musical e artística na escola e no trabalho de profissionais envolvidos com educação. Os encontros são, também, uma forma de corroborar e expandir os assuntos estudados durante o curso de Licenciatura”. Nas atividades “os alunos passam por experiências transformadoras convivendo com profissionais extremamente competentes e reconhecidos por seus feitos”, conclui Cristiane.

Oficinas
André Hosoi, músico, compositor e arte-educador, irá ministrar a oficina “Vivência de música corporal”. A partir de palmas, estalos de dedo, batidas no tórax, sons extraídos da língua e lábios, batidas na bochecha e lábios, percussão vocal, entre outros recursos, serão apresentados diversos sons e técnicas de percussão corporal. Esse repertório será o vocabulário básico para a expressão musical do participante através da prática de diversos ritmos, de jogos de atenção, de práticas de integração psicomotora, além de exercícios de criação musical e de improvisação coletiva, que podem ser aplicados em diferentes contextos de sala de aula. Essa metodologia desperta a consciência e a valorização do corpo sonoro do indivíduo, incluindo sua bagagem musical instintiva e hereditária, suas características, limites e particularidades, pois, por meio da escuta do grupo, os participantes se envolvem criativamente, manifestando o potencial de uma orquestra corporal.

Ricardo Alvarenga, professor do curso de Dança da Universidade Federal de Uberlândia (Minas Gerais), irá ministrar a oficina “Consciência Corporal e Criações Compositivas”, que propõe atividades pedagógico e artísticas de sensibilização do corpo e do movimento em correlação à percepção musical, encontrando ressonâncias entre parâmetros musicais e as possibilidades de movimentos corporais no espaço. Explorando modos de ativar a consciência de si, as dinâmicas compositivas de grupo e a compreensão do corpo são os instrumentos principais na realização e no desenvolvimento do educador e do artista, pois, através de investigações posturais e dinâmicas de fluxos, ritmos e sentidos, potencializa-se o contato consigo mesmo, com os outros e com o ambiente.