Curso de Medicina Veterinária realiza ação extensionista em Canela.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 31/10/2017 | Editado em 31/10/2017

Os 25 acadêmicos de uma das turmas da disciplina de Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Caxias do Sul participaram, no último sábado, dia 28, de uma atividade de responsabilidade social, no  Campus Universitário da Região das Hortênsias, em Canela. Com a presença da Unidade Móvel do curso, eles realizaram a castração de 32 pequenos animais – cães e gatos machos – de famílias em estado de vulnerabilidade social ou financeira do município. A ação extensionista contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Canela e a ONG Amigo Bicho. Os alunos foram orientados pelos professores Leandro do Monte Ribas e Natália Bastian, juntamente com a médica veterinária da UCS, Bárbara Gomes.

A diretora do Campus Universitário da Região das Hortênsias, professora Margarete Fátima Lucca, ressaltou a importância da atividade que envolveu a UCS, o Poder Público, a ONG e a comunidade, “demonstrando que através da união de esforços é possível realizar ações significativas onde há ganhos para todos os envolvidos. A Universidade, através de ações como esta, reafirma a sua identidade e demonstra efetivamente a sintonia com a Região onde atua”.

O professor Leandro do Monte Ribas, coordenador do curso de Medicina Veterinária, explica que a Unidade Móvel atua como uma extensão do Hospital Veterinário e permite aos estudantes uma experiência de ensino fora da sala de aula, além de aproximar a Universidade da comunidade. Segundo ele, existe a possibilidade de ampliar o atendimento em eventos já agendados até o final do ano.

A castração de cães e gatos, conforme destaca a professora Natália Bastian, torna-se importante “para evitar a proliferação e o abandono dos animais. A atividade em Canela foi um sucesso e permitiu aos acadêmicos uma experiência enriquecedora para a futura prática da cirurgia veterinária”.

Os canelenses Celso Barbosa e Vânia Scariot, que levaram, respectivamente, o cãozinho Chase e o gato Nino, elogiaram a iniciativa da UCS que também combate o problema de animais abandonados e auxilia a comunidade quanto à castração de pequenos animais.

Já os acadêmicos do curso que participaram da ação extensionista em Canela, William Oliveira Vasques, Leandro Alves Pereira, Daniele Simoni e Nicole Paula, ressaltaram o aprendizado prático que a atividade proporcionou e mostraram-se orgulhosos de fazerem parte da primeira edição do projeto.

Fotos: Divulgação