Relações Públicas: Universidade firma parceria com o Observatório da Comunicação Institucional.
A primeira parceria estabelecida pelo Observatório da Comunicação Institucional (OCI) com uma universidade do Rio Grande do Sul foi concretizada, recentemente, com a Universidade de Caxias do Sul, por meio do curso de Relações Públicas.
Criado em 1° de fevereiro de 2013, o OCI é mantido por uma sociedade educativa sem fins econômicos que reúne acadêmicos, profissionais, estudiosos e interessados nesta especialidade da comunicação, destinado à análise, reflexão e crítica sobre a conduta das organizações em
suas relações públicas – discurso, atitude e comportamento. Tem produção própria e a partir de colaborações, de notas sobre textos publicados, análises de casos, pareceres, clipping e agenda relacionada à comunicação de organizações públicas, privadas ou do terceiro setor. Entre seus objetivos destacam-se: o debate de casos de comunicação institucional; a disseminação do conhecimento sobre relações públicas e demais especialidades da comunicação; a análise crítica das ações, atitudes e comportamentos das organizações; e o acompanhamento de notícias e tendências dessa área.
Segundo a coordenadora do curso, professora Jussania de Fátima Albé, a cooperação firmada com o OCI se dá, inicialmente, “através do projeto Índice de Transparência Ativa – Auditoria Funcional da Comunicação, que irá mensurar a transparência das organizações – dos mais diversos segmentos de atuação –, através dos seguintes quesitos: Reconhecimento; Relacionamento; Relevância; Reputação; e Resiliência”.
Neste semestre, os alunos da disciplina de Pesquisa de Opinião Pública do curso irão realizar uma pesquisa, com a orientação da professora Anaíze Spada, levantando o índice de transparência de uma empresa caxiense, com base na metodologia proposta pelo Observatório da Comunicação Institucional e com o monitoramento do professor Manoel Marcondes Neto, um dos gestores do Observatório e criador do projeto (em 2015, esse professor esteve na UCS participando de um encontro com os docentes do curso de Relações Públicas). Os resultados da pesquisa indicarão as melhores práticas utilizadas e servirão como piloto para que outras empresas possam mensurar os seus índices de transparência.
“A transparência organizacional é condição indispensável para a sobrevivência em um mundo conectado e interligado através das tecnologias e, também, em momentos decisivos onde as pessoas observam, de forma mais ativa e rigorosa, os padrões morais e éticos com que as empresas, de uma forma geral, conduzem seus negócios”, explica Jussania.
A parceria com o OCI permite, também, a divulgação dos Trabalhos de Conclusão de Curso que obtiveram nota máxima, como uma forma de socializar o conhecimento produzido pelos alunos de Relações Públicas. Três TCCs de egressos da UCS já foram publicados pelo OCI: Ananda Tainá Servelin (2016); Caroline Bandeira (2015) e Lisiane Polli (2005).
Compartilhar