Curso de Serviço Social do Campus Universitário de Vacaria recebe conceito 5 na avaliação do MEC.
Reconhecido pela excelência na formação, avaliadores destacaram o atendimento à demanda regional.
O curso de Serviço Social da Universidade de Caxias do Sul, ministrado no Campus Universitário de Vacaria no período de março de 2011 a julho de 2015, recebeu conceito 5 (conceito máximo) na avaliação para reconhecimento de curso. Dois avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão do MEC, estiveram na unidade universitária, nos dias 17 e 18 de abril, quando realizaram reuniões com a coordenação do curso, diretor do Campus, alunos egressos e visitaram as instalações utilizadas pelo curso.
O curso teve seu funcionamento autorizado pela Resolução do Conselho Universitário (Consuni) n° 40, de 10 de setembro de 2010, como uma turma única que diplomou, em julho de 2015, 16 assistentes sociais. Seu projeto estava pautado em dois grandes preceitos: os Núcleos de Fundamentação da Formação Profissional definidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Serviço Social (2002) e o conjunto de atividades de ensino e de aprendizagem com vistas à formação em nível de graduação definidos pela Universidade de Caxias do Sul.
A comissão do MEC avaliou o curso nas seguintes dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente, e infraestrutura. Em suas considerações, os avaliadores pontuaram que o contexto educacional do curso em Vacaria permite uma série de reflexões: “Houve demanda apontada regionalmente, em razão do aumento de desigualdade social e, consequentemente, da implementação de serviços de assistência social na região, necessitando de mão de obra qualificada. O curso já existia na sede em Caxias do Sul e uma força tarefa foi montada para que este curso ocorresse, tal como outros da IES, em uma única oferta, para Vacaria e municípios vizinhos, de forma presencial, sem necessidade de deslocamento de estudantes”.
Para os avaliadores, “a Universidade deve contribuir para construção de uma sociedade que contemple crescimento econômico com desenvolvimento humano e social. Nesse sentido, a existência do curso de Serviço Social no Campus de Vacaria se justificou à medida que se propôs a produzir conhecimento para compreender e reconhecer as expressões da questão social contemporânea com a finalidade de formular e implementar propostas de intervenção para o enfrentamento das múltiplas expressões da questão social, com capacidade de: ‘promover o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa e propositiva dos usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho’ (Resolução CNE/CES n° 15 de 2002)”.
A professora Elizabete Bertele, coordenadora do curso, salienta que o conceito 5 “representa o reconhecimento de todo o compromisso da UCS e do curso de Serviço Social com a excelência na formação profissional. Representa também o reconhecimento de uma formação que pautou-se nas necessidades locorregionais e na realidade dos estudantes, com forte engajamento interinstitucional. Para além de um programação curricular, a coordenação, o corpo docente e discente desafiaram-se a rearranjar, de forma permanente, estratégias que qualificassem o processo de ensino-aprendizagem”.
Gestão de Políticas Públicas

O assistente social Jonas Gomes dos Santos integra a turma do curso avaliado pelo MEC. Atualmente, ele é perito social do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e diretor de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos da Prefeitura Municipal de Monte Alegre dos Campos. Desde 2004, atua na Gestão de Políticas Públicas e seu primeiro ingresso aconteceu por meio de concurso público para Técnico de Enfermagem, momento em que coordenou as Ações de Saúde em Monte Alegre dos Campos. “Contribuí na gestão da saúde, implantando a Estratégia de Saúde da Família no município, momentos em que fui percebendo minha vontade em dedicar minha vida profissional à Gestão das Políticas Sociais Públicas”.
Ao ser nomeado, em 2010, como secretário Municipal de Saúde e Assistência Social, Jonas percebeu a necessidade de aprimorar seus conhecimentos: foi buscar o curso de Serviço Social, em Vacaria, aliando as condições de deslocamento, as financeiras e o currículo do curso. “Optei por iniciar a graduação em Serviço Social: uma graduação que aprimorou meu conhecimento no viés da gestão, da comunicação, da interlocução interprofissional, do atendimento aos usuários, da busca por melhores serviços a serem oferecidos à população e com a participação da sociedade nos processos decisórios”.
O curso também lhe possibilitou fazer parte de uma linha de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, intitulada “Análise da rede de atenção em saúde mental no subsistema de saúde suplementar brasileiro nas Regiões Norte e Sul sob a perspectiva da construção de linhas de cuidado”.
Hoje, de volta à Gestão Municipal, Jonas percebe que formação em Serviço Social “enriquece meu trabalho e minha luta constante pelo aprimoramento e eficiência dos serviços públicos a serem oferecidos às pessoas, buscando sempre efetivar o direito de acesso destas pessoas frente às obrigações do Poder Estatal”.
Campo de atuação
O profissional de Serviço Social atua em instituições públicas e privadas, incluindo entidades de classe, organizações não-governamentais (ONGs) e empresas de consultoria. O bacharel em Serviço Social, ou assistente social, é o profissional que administra o serviço social das organizações, integra equipes interdisciplinares voltadas à atuação social; planeja, coordena e executa programas, projetos e pesquisas sociais, assessora e supervisiona entidades sociais, indivíduos, grupos e organizações sociais; trabalha diretamente com a população, promovendo processos de autonomia e desenvolvimento social e individual, voltados à melhoria da qualidade de vida e ao acesso aos direitos sociais.
Na UCS, assistentes sociais atuam no Ambulatório Central, no Ambulatório do Campus e no Hospital Geral.
Compartilhar