Cursos da área da Saúde aprovam projeto em edital do Ministério da Saúde.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 06/11/2018 | Editado em 06/11/2018

Nesta quarta-feira, dia 31 de outubro de 2018, foi publicado no Diário Oficial da União o Resultado Final dos projetos selecionados no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/ Interprofissionalidade) 2018-2019. A proposta da Universidade de Caxias do Sul em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul foi aprovada entre as 200 submetidas em todo o Brasil. A Portaria N° 313, de 30 de outubro de 2018 define que a UCS está apta, para os próximos dois anos, a desenvolver projeto com base nos propósitos teóricos e metodológicos da Educação Interprofissional (EIP) em Saúde, com foco no desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O PET-Saúde está em sua nona edição e consiste em uma proposta da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, com a finalidade de dar continuidade à promoção de iniciativas para o fomento de processos de integração entre a academia e a rede de serviços de saúde. Para essa edição, priorizou-se o tema da Educação Interprofissional, na qual os membros de mais de uma profissão aprendem juntos, interativamente, com o propósito explícito de melhorar as práticas colaborativas em saúde. Esta prática apresenta capacidade comprovada de melhoria na qualidade dos sistemas de saúde, tornando os serviços mais resolutivos,

O PET-SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADE tem como pressupostos o fomento e organização das ações de integração ensino-serviço-comunidade, com vistas a articular e fortalecer mudanças na formação de graduação em consonância com as necessidades em saúde requeridas para o SUS. Com foco na interprofissionalidade, interdisciplinaridade, intersetorialidade, trabalho em rede, e diversificação dos cenários de práticas para mudanças na dinâmica do trabalho em saúde, o projeto vem fortalecer o conceito de humanização do cuidado e o princípio da integralidade da assistência. Estimula o desenvolvimento de competências colaborativas e mudança curricular nos cursos envolvidos, além de articular ensino, pesquisa e extensão para o cuidado em saúde.

O projeto prevê a criação de grupos tutoriais compostos por tutores (professores), preceptores (profissionais da saúde) e estudantes de graduaçãode todos os cursos da Área de Conhecimento de Ciências da Vida e o curso de Psicologia, com a finalidade de fomentar a formação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase na Atenção Básica. Segundo, o diretor da Área de Ciências da Vida, Professor Asdrubal Falavigna, o projeto é estratégico ao considerar as demandas elencadas pela gestão da saúde no município e a necessidade de formação profissional para o SUS, tendo a Interprofissionalidade como dispositivo para a integração-ensino-serviço-comunidade.

“Nossa Instituição vem participando deste Programa desde o seu início em 2009 e com ele, viemos fortalecendo e consolidando as ações interprofissionais nos cenários de práticas, por meio do desenvolvimento de competências colaborativas entre estudantes, professores e profissionais, visando tanto a qualificação da formação, como do trabalho e cuidado em saúde”, explica a coordenadora institucional do PET-Saúde da UCS, professora Suzete Marchetto Claus.

Nas próximas semanas será lançado edital para que os estudantes interessados em participar do projeto possam candidatar-se como bolsistas ou voluntários.