Da geração ao destino final: peça teatral divulga o trabalho dos catadores de Caxias do Sul.
Atividade, no UCS Teatro, é voltada a estudantes de ensino fundamental e médio e integra o projeto Compartilhando Experiências em Pesquisa Científica: Catadores/as de Resíduos Sólidos Urbanos – Protetores Ambientais, vinculado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A Universidade de Caxias do Sul apresenta, na terça-feira, dia 6, a peça teatral Não Acaba na Lata. Com início às 9h e entrada franca, a peça ocupará o palco do UCS Teatro, tendo como público preferencial a comunidade escolar de Caxias do Sul. Criado para levar à comunidade os resultados do projeto Compartilhando Experiências em Pesquisa Científica: Catadores/as de Resíduos Sólidos Urbanos – Protetores Ambientais, o espetáculo é uma programação conjunta entre o Núcleo Inovação e Desenvolvimento em Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Sociais da UCS (NEPPPS), os programas de pós-graduação da Instituição e a Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas, e faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada entre 15 e 21 de outubro, com o apoio e financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A peça foi produzida pela companhia de teatro Tem Gente Teatrando, com dramaturgia e direção de Zica Stockmans, sob demanda do grupo de pesquisadores da UCS que estuda as condições de vida e trabalho dos catadores, e temáticas relacionadas à Educação e Saúde Ambiental. A abordagem discorre sobre o percurso dos resíduos, da geração ao destino final, o papel do catador como agente ambiental, e os problemas/dificuldades enfrentados por esses profissionais.
A proposta é que a atividade seja replicada nas cidades de Bento Gonçalves e Vacaria. Mais informações sobre a realização e consulta de lugares disponíveis podem ser obtidas pelo telefone 3218-2493.
Compartilhar