De 16 a 18 de outubro, estudantes apresentam 276 trabalhos de iniciação científica e tecnológica.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 03/09/2018 | Editado em 16/01/2024

Inspirados no tema Onde tem pesquisa tem desenvolvimento, o 26ª Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS e a 8ª Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia reúnem um total de 276 trabalhos: 90 de Ciências Humanas e Sociais; 90 de Ciências Exatas e 96 de Ciências da Vida

No período de 16 a 18 de outubro, realizam-se a 26ª edição do Encontro de Jovens Pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul e a VIII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, eventos que reúnem a produção dos estudantes de graduação que realizam atividades de iniciação científica e tecnológica em projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico institucionais. É um momento de compartilhamento de experiências e aprendizagens do qual participam, como mentores, estudantes de mestrado e doutorado, e pesquisadores das diferentes áreas de conhecimento em que se distribuem os 77 cursos de graduação da Instituição. Inspirados no tema Onde tem pesquisa tem desenvolvimento, os eventos reunirão 276 trabalhos: 90 de Ciências Humanas e Sociais; 90 de Ciências Exatas e 96 de Ciências da Vida.

Nas fotos acima, Denis da Maia Soares, acadêmico de Biologia e bolsista PIBIC-CNPq, realiza experimentos no Laboratório de Diagnóstico Molecular do Instituto de Biotecnologia. Em seu projeto de iniciação científica, ele faz a Avaliação de diferentes métodos de pré-tratamento sobre consórcio microbiano produtor de hidrogênio a partir de vinhaça de cana-de-acúcar, com a orientação da doutoranda em Biotecnologia, Flaviane Magrini (à sua direita), e da professora Suelen Osmarina Paesi (a segunda da esquerda para a direita), coordenadora do projeto e do Laboratório. Também integra o grupo Janaína Iltechenco, doutoranda em Biotecnologia.

Com a participação da comunidade interna e externa, essa é também uma ocasião em que fica mais nítida a concepção de pesquisa universitária, que, na Universidade de Caxias do Sul está expressa nas diretrizes institucionais voltadas à excelência, à inovação e ao desenvolvimento e na prática se articula com os programas de pós-graduação da Instituição, os Núcleos de Pesquisa, os Núcleos de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico e, em muitos casos, avança até os programas de Empreendedorismo e o StartUCS.

Mas tudo começa na graduação, quando o estudante é encorajado a participar de um programa de iniciação científica e/ou tecnológica, atuando em conjunto com mestrandos e doutorandos, entendendo como é a metodologia de pesquisa, aprendendo a pensar cientificamente e a resolver problemas com criatividade. Nessa relação com pesquisadores mais experientes, há um ganho que extrapola a formação acadêmica e profissional, pois o estudante se insere no mundo do conhecimento científico, se qualifica para a pesquisa e amplia seus horizontes de atuação profissional e acadêmica.

Fotos: Claudia Velho