Desafio Nacional Acadêmico: equipe do CETEC classifica-se em 6º lugar no país e em 1º no RS.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 31/05/2017 | Editado em 12/07/2017
Com o professor Marcelo ao centro, equipe comemora o excelente desempenho no Desafio Nacional Acadêmico.

Competindo com 1.120 equipes de estudantes de ensino médio de todo o país, equipe de estudantes do primeiro ano do CETEC se destaca em desafio virtual que testa raciocínio lógico e conhecimentos em Meio Ambiente, Música, Curiosidades, Atualidades, Idiomas, História, Tecnologia, Esportes, e Direito.

Pela primeira vez, o Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul participou do Desafio Nacional Acadêmico, competição em nível nacional voltada para estudantes do ensino médio e fundamental, quen integra as atividades do Projeto Nacional de Educação a Distância. Organizada em duas etapas, a competição, realizada nos dias 20 e 27 de maio, reuniu 110 desafios em onze áreas específicas, 4 tarefas extras surpresas, e um enigma final.  Criado como um grande jogo virtual, pontuava que criasse as soluções mais inovadoras, baseadas na pesquisa, inclusive com o uso das ferramentas de busca da Internet. As vencedoras foram as equipes que concluíram o maior número de tarefas extras, solucionaram o maior número de desafios e desvendaram o enigma final dentro do prazo estabelecido pelos organizadores, utilizando recursos multimídia.

Coordenada pelo professor de Química, Marcelo Prado Amaral Rosa, na primeira fase, realizada no dia 20 de maio, no CETEC, a equipe resolveu 110 desafios em cerca de 3 horas, classificando-se em 4º lugar geral nacional e 1º lugar no RS e região Sul. Na segunda etapa, realizada no dia 27 de maio, o desafio era composto por quatro tarefas extras e um enigma final.  Como resultado final, a equipe alcançou o 6º lugar na classificação nacional e o 1º lugar no RS – competindo com 39 equipes.

Segundo o coordenador, “alcançamos um resultado excelente para a primeira participação no evento, ressaltando que o Desafio é para todas as séries do ensino médio e o CETEC participou apenas com estudantes do primeiro ano. Além do resultado positivo, creio que o principal ponto foi o impacto nos alunos: todos ficaram animados e empolgados e já querem saber se há outros eventos dessa natureza e quando será a próxima etapa”.

Equipe
Turma W1:Camila Fantin Almeida, Giordano Bruno Boff, Henrique da Silva Bridi, Júlia Fávero Pizzi, Manoela de Moura Gervazoni, Marco Antonio Guerreiro Sangalli, Pedro Henrique Paesi Dutra, Vitória Chies Colassiol e Felipe Corteze.
Turma Y1: Carolina Foscarini Fagundes, Juan Carllo Pereira Ribeiro, Guilherme Fontana, Clarissa Horlacher e  Isadora Zardo.

Foto: CETEC/Divulgação