Dia C da Ciência: ações mobilizam comunidade acadêmica e alertam sociedade sobre a importância da pesquisa realizada pelas universidades.
>>> Assista aos vídeos produzidos pelos alunos e professores da UCS sobre o Dia C da Ciência.
Enquanto campanha nacional, o Dia C da Ciência alerta a sociedade sobre a importância da investigação científica e também sobre a necessidade do avanço do conhecimento e da inovação na realidade nacional. Em outros anos, a data de 25 de outubro sempre foi dedicada à causa científica, mas em 2017 a mobilização ganhou um aspecto ainda mais amplo.
“O objetivo é mobilizar a comunidade científica, acadêmica, política e a sociedade como um todo, sobre os riscos que o país corre se deixar de investir em ciência e tecnologia, é uma ação de extrema relevância”, alerta a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Nilda Stecanela.
Por compartilhar dos ideais em torno da produção de conhecimento, a UCS está engajada na mobilização, que envolve diferentes Instituições do país. No dia 25 de outubro, quarta-feira, os pesquisadores da Universidade, tanto professores quanto estudantes de doutorado, mestrado e acadêmicos de graduação que atuam com bolsas de iniciação científica, vão divulgar os resultados dos seus trabalhos e a importância deles para a sociedade como um todo, nas salas de aula da UCS e nas redes sociais.
“Não se faz pesquisa e pós-graduação sem recursos. O Dia C da Ciência precisa de nossa adesão, no sentido de alertar a sociedade sobre a importância da pesquisa na manutenção e/ou conquista da soberania de um país, distanciando-se da dependência das tecnologias buscadas, historicamente, nos países mais desenvolvidos”, reforça a professora Nilda, destacando o papel da investigação científica.

“O futuro requer observar o valor e o impacto da pesquisa e da pós-graduação na sociedade. A explicitação da relevância científica de um projeto de pesquisa já não é mais suficiente. É necessário sinalizar os potenciais de inovação de cada projeto. Já não é suficiente a publicação dos resultados de nossas pesquisas nos mais qualificados e reconhecidos periódicos nacionais e internacionais: é necessário agregar a popularização das descobertas numa linguagem acessível à população.”
Nilda Stecanela – Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação
Pesquisa e Pós-Graduação: uma nova geração
A pesquisa na Universidade encontra terreno fértil nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu. Em 1993, ocorreu a implantação do primeiro mestrado na UCS, em Biotecnologia. De lá para cá, as opções cresceram significativamente, tanto que, atualmente, a Instituição conta com oito cursos de doutorado, 16 cursos de mestrado – todos bem avaliados pela CAPES.
A análise dos percursos indica que a UCS se encaminha para uma quarta geração na Pesquisa e Pós-Graduação, explica a pró-reitora. Além da maturidade adquirida, o posicionamento implica em metas para os próximos anos. Entre objetivos está a implantação de doutorados nos programas que somente possuem mestrado e a apresentação de propostas de novos cursos à CAPES, especialmente na modalidade Mestrado e/ou Doutorado Profissional.
Além disso, a potencialização da integração entre a Graduação e a Pós-Graduação, numa perspectiva de verticalização da pesquisa e da formação, assim como as interfaces com o TecnoUCS – Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS.

Conforme o professor Guilherme Holsbach Costa, responsável pela Coordenadoria de Pesquisa, a investigação científica na Universidade vem sofrendo significativa consolidação nos últimos 15 anos. Ele destaca que a profundidade e a qualidade das pesquisas são competitivas e reconhecidas internacionalmente. A atuação científica promove a consolidação ainda maior dos cursos de mestrado e de doutorado e uma aproximação mais forte com a comunidade regional, direcionando o conhecimento produzido para as necessidades específicas da Serra Gaúcha.
Ciência que amplia a internacionalização
A internacionalização de uma instituição de ensino se dá fundamentalmente através da pesquisa científica e das cooperações que dela nascem, explica o cordenador da Pesquisa. Naturalmente, quando ocorre essa internacionalização, inicia-se também a internacionalização dos estudantes e, consequentemente e em médio prazo, da comunidade e do setor produtivo local. A inovação nascida do conhecimento produzido na UCS é impulsionada pelo TecnoUCS e pelo StartUCS, que se trata de um ecossistema de inovação que potencializa a geração e crescimento de novas empresas que nascem principalmente de ideias e de projetos de pesquisa desenvolvidos dentro da Universidade. Nessa lógica, o tripé ensino, pesquisa e extensão se consolida, assim como reafirma a excelência acadêmica da UCS.
Programação
A programação do Dia C da Ciência, nesta quarta-feira, inicia com pronunciamento da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, na Câmara dos Vereadores de Caxias do Sul, às 8h30min. A UCS FM, entre 7h e 9h, terá uma programação dedicada ao tema. Na UCSTV, chamadas na programação abordam a data. Também ocorre uma discussão especial sobre Ciência e Tecnologia ao recebermos na Universidade os estudantes do ensino médio e pessoas da comunidade, através do programa #VempraUCS.
Fotos: Claudia Velho
Compartilhar