IMHC apresenta mostra fotográfica sobre patrimônio cultural e sociedade sustentável.
Fotografias de Aldo Toniazzo, Ary Trentin e Joel Jordani ilustram costumes, gestos e instrumentos simples que evocam os saberes passados de geração em geração. Mostra do Instituto de Memória Histórica e Cultural foi apresentada na última segunda-feira, na CIC-Caxias do Sul.
O Instituto de Memória Histórica e Cultural (IMHC) antecipou a celebração ao Dia do Patrimônio, comemorado no dia 17 de agosto, com uma exibição especial. A mostra fotográfica Patrimônio Cultural e Sociedade Sustentável foi apresentada, a convite da Diretoria de Cultura e Educação da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, nesta segunda-feira, 12 de agosto, no hall de entrada do restaurante Sica durante a reunião-almoço da entidade.

Com curadoria do IMHC e imagens de Aldo Toniazzo, Ary Trentin (in memoriam) e Joel Jordani (in memoriam), a mostra apresenta um olhar sobre a importância da preservação da memória, dos saberes comuns e da diversidade cultural existente na região.
A abordagem propõe, ainda, a reflexão sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, evidenciando como as expressões culturais podem se aliar a essa missão. As fotografias ilustram costumes, gestos e instrumentos simples que evocam os saberes passados de geração em geração, movimentando os ciclos de transmissão do patrimônio cultural.
Atuando na preservação e no estudo da memória individual e coletiva, nos diversos campos da cultura, o IMHC-UCS tem entre seus enfoques principais o trabalho relacionado ao patrimônio cultural, material e imaterial, na sua dinâmica histórico-social. O trabalho se conecta ao compromisso da Universidade em relação ao meio ambiente e à valorização da cultura regional.
Fotos: Aldo Toniazzo
Compartilhar