Diretoria do Comitê Plural da 24ª Surdolimpíadas de Verão toma posse
A posse da diretoria do Comitê Plural de organização da 24ª Surdolimpíadas de Verão ocorreu no dia 31 de julho, quando Emir José Alves da Silva assumiu a presidência, tendo Carlos Zignani como presidente de honra. Em cerimônia restrita no Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul, que será sede prioritária do evento entre 5 e 21 de dezembro de 2021, os representantes agradeceram a união e o esforço em equipe para a realização da 24ª edição da competição, pela primeira vez na América Latina, momento histórico e grande vitória para a comunidade surda brasileira.
O reitor da UCS, Evaldo Kuiava, definiu como uma grande alegria acolher o evento, com apoio da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) e do Conselho Diretor. “Com este espírito de hospitalidade, que nós possamos construir um belo projeto. Vamos acolher a todos da melhor maneira, para que cada atleta, com seu país e sua cultura, possa encontrar aqui algum elemento acolhedor, indo além da disputa”, afirmou.
Emir José Alves da Silva, que com orgulho aceitou o convite para a presidência do Comitê Plural, está ciente da grande responsabilidade e dos desafios em fazer desse evento um marco do desenvolvimento do esporte, do turismo e da economia de Caxias do Sul e da Serra Gaúcha. “Com o desenvolvimento e a prática do esporte, as pessoas aprendem valores de comprometimento, seriedade, empenho e, acima de tudo, confraternização. Que possamos fazer da 24ª Surdolimpíadas de Verão um exemplo de inclusão, cidadania e fraternidade entre os povos.”
Representando a Prefeitura de Caxias do Sul, o secretário municipal do Esporte e Lazer, Gabriel Citton, desejou bom trabalho a todos e ressaltou a importância do apoio e do fomento ao esporte e à inclusão. “No ano que vem (depois de Tóquio), Caxias do Sul será uma das cidades que mais vai respirar esporte no mundo.” Já o representante do Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), Gustavo Perazzolo, manifestou a satisfação nesta oportunidade de valorização e visibilidade da região. “Caxias do Sul estará presente com a inclusão social, vamos mostrar que somos iguais.”
Também estiveram presentes o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), José Quadros do Santos, a presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), Diana Kyosen, e o presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Ricardo Daneluz, entre outras autoridades. Na ocasião, ainda, foi apresentada a identidade visual da competição, cocriação que envolveu alunos e professores do curso de Design da UCS.
Ao Comitê Plural compete a tarefa de garantir máxima eficiência em busca da realização do evento, como estabelecer as regras para sua organização e indicar as providências necessárias para a operação das Surdolimpíadas 2021.
Nominata do Comitê Plural:

Associados
Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) – José Quadros do Santos
Federação Desportiva de Surdos do RS – Gustavo Lemos de Freitas
Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul – Ricardo Morand Goes
Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul – Francine Pedrotti
Conselho Municipal do Desporto – Carla Pretto
Presidência
Presidente – Emir José Alves da Silva
Vice-Presidente – Evaldo Antonio Kuiava
Conselho de Honra
Presidente de Honra – Carlos Zignani
Representante da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) – Diana Kiosen
Representante Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) – Márcia Ferronato
Representante da Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) – Mizael Conrado
Representante do Convention & Visitors Bureau – Jerson Batista Martins
Conselho Executivo
Presidente – Emir José Alves da Silva
Vice-Presidente – Evaldo Antônio Kuiava
Representante do ICSD – Vice-Presidente Gustavo Perazzolo
Representante do Ministério da Cidadania
Representante do Município de Caxias do Sul – Secretário do Esporte e Lazer Gabriel Citton
Representante da Câmara de Vereadores – Felipe Gremelmaier
A 24ª edição do Surdolimpíadas de Verão será a primeira em um país da América Latina e contará com a participação de 4 mil surdoatletas e equipes, vindos de mais de 100 países, em 21 modalidades esportivas. Evento multidesportivo mais antigo depois dos Jogos Olímpicos, as Surdolimpíadas de Verão ocorrem a cada quatro anos.
* Com informações da assessoria de imprensa da 24ª edição do Surdolimpíadas de Verão.
Foto: Felipe Vargas Pires