Diretrizes institucionais fomentam a diversidade e a inclusão e orientam para uso consciente da IA
Reunião com reitoria e diretores de campi marcou a formatação final dos conteúdos que compõem os novos marcos
Reconhecendo os cenários contemporâneos, diante de suas oportunidades e desafios, a Universidade de Caxias do Sul estabeleceu novos marcos normativos, orientativos e adaptativos para nortear os movimentos institucionais e a comunidade acadêmica, de forma ética e crítica, no âmbito da Diversidade e Inclusão e da Inteligência Artificial. Em breve, os documentos serão disponibilizados para acesso.

A formatação dos conteúdos, desenvolvidos colaborativamente com diversas áreas, foi concluída em reunião da reitoria com os diretores de campi na quarta-feira, 10 de dezembro. “A política de Diversidade e Inclusão trabalha os aspectos da Universidade acolhedora, inclusiva, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e ao planejamento estratégico institucional. E em função da necessidade contemporânea um olhar institucional sobre a IA, as diretrizes relacionadas vêm dar suporte a professores, estudantes e colaboradores com foco na ética, responsabilidade e segurança”, avalia o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech.
Diversidade e Inclusão
A “Política de Diversidade e Inclusão” ressalta os dois valores como essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, estabelecendo diretrizes para fomentá-los na UCS. Essa perspectiva contempla o investimento permanente em ações que acolham as necessidades específicas de convivência, de oportunidades de trabalho e de acesso ao Ensino Superior, que valorizem os sujeitos em sua singularidade e proporcionem acesso, permanência e participação de trabalhadores e estudantes na construção de uma educação de qualidade, e de suas carreiras profissionais, sem discriminação. Sua efetivação é realizada por meio de ações que incluem diagnóstico institucional, criação de comitê de trabalho, capacitação e sensibilização, acolhimento, aprimoramento de práticas inclusivas, estímulo à cultura organizacional inclusiva, canais de denúncia e monitoramento e avaliação.
Uso de Inteligência Artificial
As “Diretrizes para o uso Ético, Responsável e Seguro de Inteligência Artificial (IA) no Ensino Superior” consideram as transformações significativas em áreas como ensino e pesquisa científica impulsionadas pelo avanço das tecnologias. Orientadas por princípios fundamentais como autoria humana, responsabilidade, privacidade e confidencialidade, as diretivas buscam promover um uso consciente, transparente e justo da IA em contextos acadêmicos e administrativos, visando à oferta de respostas confiáveis e responsáveis à sociedade. O documento posiciona a IA como complemento ao estudo e ao raciocínio, e não um substituto; como uma ferramenta de apoio à pesquisa, não de fabricação de conteúdo. A proposta ainda inclui recomendações para a criação de estruturas institucionais como um Comitê de Ética e Governança em IA e o fomento à literacia na área.
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