Doutorado Interinstitucional em Educação tem evento de lançamento na UNIPLAC.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 10/05/2019 | Editado em 28/07/2023

No dia 15 de maio, uma comitiva da Universidade de Caxias do Sul visita a Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC, em Lages, SC, para o evento de lançamento do Doutorado Interinstitucional  (DINTER) do Programa de Pós-Graduação em Educação, a ser oferecido na UNIPLAC, a partir do segundo semestre deste ano, mediante acordo de cooperação firmado entre a Fundação Universidade de Caxias do Sul e a Fundação das Escolas Unidas do Planalto Catarinense.

O evento será realizado no campus da UNIPLAC (Sala 1102, Bloco I – Av. Mal. Castelo Branco, 170 – Universitário, Lages) a partir das 18 horas. Na ocasião, a pró-reitora Acadêmica da UCS e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Nilda Stecanela, falará sobre os Trinta anos do direito a educação no Brasil: desafios ainda presentes no cotidiano escolar.  O reitor Evaldo Kuiava, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Flávia Brocchetto Ramos, e professores do Colegiado do Programa também participam do evento que visa divulgar entre a comunidade de Lages e região a realização do Doutorado e a parceria entre a UCS e a UNIPLAC.

O edital que regulamenta o processo seletivo para concorrer a uma das 15 vagas do curso já foi publicado e as inscrições serão recebidas até 30 de maio. [Saiba mais.]

O Programa
Implantado em março de 2008, com a abertura do Mestrado em Educação, o Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS lançou o Doutorado Acadêmico em 2015, e, em 2016, houve o ingresso da primeira turma, com foco na formação de pessoal qualificado, com aprofundamento teórico-metodológico na respectiva área de estudo, para realizar pesquisas científicas e docência socialmente relevantes. Tanto o mestrado, como o doutorado se estruturam em duas linhas de pesquisa:  História e Filosofia da Educação e Educação, Linguagem e Tecnologia. Mantendo suas especificidades, as duas linhas congregam pesquisas que buscam objetivos partilhados.

“Até dezembro de 2018, o programa formou 182 mestres e, acompanhando as trajetórias profissionais desses egressos, constata-se que muitos estão atuando em Instituições de Ensino Superior, como docentes ou em cargos de gestão, quer nessas instituições, quer em secretarias municipais ou coordenadorias estaduais de educação”, explica a coordenadora do Programa, Flávia Brocchetto Ramos.

No dia 8 de maio, Cineri Fachin Moraes defendeu a primeira Tese de Doutorado do Programa. Com o trabalho Juventudes do século XXI e o cotidiano do ensino médio no Rio Grande do Sul:por entre as dobras do Seminário Integrado, a pesquisadora  analisou o cotidiano escolar com ênfase na pesquisa na escola e nas aprendizagens vividas pelos jovens estudantes nessa etapa da educação.

A coordenadora do Programa também destaca que o Programa terá este ano a primeira cotutela com a Universidad Autónoma de Madrid. O doutorando Carlos Sabbi, que cursou doutorado sanduíche, com bolsa da CAPES, na Espanha, entre setembro de 2017 e agosto de 2018, defenderá sua Tese ainda este ano. “Muito nos alegra que já na primeira turma do Doutorado tenhamos uma cotutela”.

Sobre a ampliação do campo de atuação do Programa de Pós-Graduação em Educação, com a oferta do Doutorado na UNIPLAC, a coordenadora enfatiza as principais características dessa formação: “O Doutorado em Educação contempla características voltadas ao comprometimento crítico e político, pelas questões implicadas na elevação da qualidade socialmente referenciada da educação brasileira nos diferentes níveis de ensino, modalidades e dimensões. Busca-se formar pesquisadores de elevado nível na área da Educação e profissionais que se constituam intelectuais críticos, produtores de conhecimentos, que contribuam com a análise cientificamente fundamentada dos princípios, das políticas e das práticas das instituições educativas, de modo especial aquelas protagonizadas na escola pública. Profissionais que se comprometam e disponibilizem o conhecimento produzido para a interpretação do cotidiano dos processos educativos nas instâncias da educação escolar e não-escolar, visando a transformação social por meio da intervenção no contexto educacional. Espera-se que os egressos do curso de Doutorado em Educação também possam contribuir na formação de outros pesquisadores, vindo a compor culturas acadêmicas do ensino superior, em nível de graduação e de pós-graduação, seja na formação de professores, especialistas, mestres e novos doutores. O perfil do profissional egresso do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação é o de um pesquisador habilitado à produção de conhecimento inédito, original e de impacto positivo e produtivo na área de Educação”.