Doutorando em História da UCS pesquisa trajetória da umbanda em Caxias do Sul
Saul Medeiros será o sexto aluno a concluir o doutorado na área na Instituição

No primeiro semestre de 2026, o Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da Universidade de Caxias do Sul formará seu sexto doutor. Saul Medeiros realizou uma pesquisa sobre a trajetória da umbanda, trabalho que resultou no documentário “A Voz da Umbanda – entre microfones e terreiros”.
O tema da pesquisa faz parte da vivência do doutorando. Medeiros professa a religião de matriz africana e ocupa o posto de Dirigente de Terreiro em Caxias. Apesar de estar imerso na religião, Saul conta que a pesquisa revelou fatos que não conhecia. “Uma das informações mais curiosas e interessantes foi saber que a umbanda chegou em Caxias na década de 1940. Uma personagem chamada Castorina Ramos professou o movimento nesse período”, explica.
O documentário, produto que é requisito para a conclusão do doutorado profissional, também aborda a história oral da religião na cidade. “O propósito foi ouvir os antigos através de seus registros e histórias. Então, o documentário mostra que há uma tradição ainda muito viva em Caxias, onde possui mais de 80 anos de existência. É um reconhecimento também da nossa ancestralidade afro-umbandista que Caxias possui com muita pujança”.
O documentário teve pré-estreia no mês de novembro. A pesquisa foi orientada pelo professor Everaldo Cescon, e contou com a coorientação do professor Roberto Radünz.
Compartilhar