Doutorandos da UCS seguem para período de estudos no Exterior

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 26/08/2025 | Editado em 27/08/2025

Dez estudantes passarão pelo Programa de Doutorado Sanduíche em instituições de seis países

Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Everaldo Cescon, junto com parte do grupo de alunos

Contemplados com a oportunidade de expandir o conhecimento em universidades estrangeiras, dez doutorandos da Universidade de Caxias do Sul participarão do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). Os pesquisadores poderão ampliar a colaboração com cientistas do Exterior, além de aumentar a visibilidade do que é desenvolvido dentro da UCS.

Participam desse PDSE estudantes dos Programas de Pós-graduação em Educação, Direito, Filosofia, Engenharia e Ciência de Materiais e Ciências da Saúde. Os doutorandos estarão em universidades da Argentina, Espanha, Países Baixos, Itália, Canadá e Equador.

O edital para participar do PDSE é publicado uma vez ao ano. Com a organização da CAPES, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UCS elabora um edital para seleção de alunos. Podem participar somente estudantes do Doutorado. O período de estudos no Exterior varia de quatro a nove meses. 

Confira abaixo o depoimento dos alunos sobre suas expectativas diante da experiência:

Programa de Pós-graduação em Educação

Amanda Khalil Suleiman Zucco – Universidad Carlos III de Madrid (Espanha):

“A mobilidade acadêmica sempre constituiu um objetivo central em minha trajetória, não apenas por sua relevância profissional, mas sobretudo por sua contribuição para a ampliação do repertório cultural e para o amadurecimento formativo. A escolha dessa instituição pública espanhola baseia-se em seu reconhecido acolhimento a estudantes internacionais e na oportunidade de dialogar com o professor Antonio Gómez Ramos, referência nos estudos de Hans-Georg Gadamer, autor central da minha tese. Espero que este período propicie a consolidação de novas redes de pesquisa, bem como o aprofundamento crítico dos estudos em filosofia da educação, com ênfase na temática do envelhecimento, mediante participação presencial em seminários acadêmicos, grupos de pesquisa e atividades de investigação”. 

Dúlcima Sangalli – Universidade Nacional de Educação a Distância de Madri (Espanha):

“Como professora da Educação Básica, desde que ingressei no Programa de Pós-graduação em Educação da UCS, em 2023, sempre busquei aproximar a pesquisa acadêmica às experiências construídas dentro do ambiente escolar. Sinto-me agradecida e orgulhosa por ter a oportunidade de ampliar os meus conhecimentos vinculados à mediação de leitura literária na Espanha por meio do programa PDSE. Espero poder tecer e compartilhar experiências visando potencializar a minha trajetória pessoal e profissional, enriquecer a minha pesquisa e estabelecer possíveis colaborações.  Escolhi a Universidade Nacional de Educação a Distância de Madri porque o grupo de pesquisa em literatura infantil e juvenil, coordenado pela Dra. Brígida Manuela Pastor, pode colaborar na construção da minha tese. Nesta caminhada, sou muito grata à professora Dra. Flávia Brocchetto Ramos, minha orientadora, pelo acolhimento e apoio nesta nova travessia.” 

 

Programa de Pós-Graduação em Direito

Emanuela Rodrigues dos Santos – Universidade de Wageningen (Países Baixos):

“Será a primeira vez que embarco em uma experiência no Exterior com foco exclusivo na minha formação acadêmica. A escolha pela Universidade de Wageningen foi motivada, principalmente, pela excelência acadêmica e pelo perfil institucional fortemente voltado à sustentabilidade, área central não só para minha formação como também para os desafios contemporâneos que minha pesquisa busca enfrentar. A universidade é referência internacional em estudos ambientais, e acredito que sua abordagem interdisciplinar será essencial para o aprimoramento do meu trabalho. Estou certa de que essa experiência será decisiva para meu crescimento como pesquisadora e fortalecerá meu compromisso com uma produção científica conectada aos desafios globais da sustentabilidade e da justiça ambiental.

Gabriel Guilherme Frigo – Universidad de Salamanca (Espanha): 

”A escolha da Universidad de Salamanca como destino para meu projeto de pesquisa em filosofia medieval representa uma oportunidade única, tanto pela relevância histórica da instituição quanto pela centralidade que ela ocupa na tradição escolástica, a qual dedico meus estudos. Fundada em 1218 por Afonso IX e reconhecida como universidade em 1255 pelo Papa Alexandre IV, trata-se da mais antiga da Península Ibérica e a quarta do Ocidente, tendo sido berço e palco de grandes mestres da Segunda Escolástica, como Bartolomeu de Las Casas, Francisco de Vitória e Domingos de Soto. O autor ao qual me dedico, Las Casas, iniciou sua formação em Salamanca, antes de partir para o Novo Mundo.”

Giovana Cenci Zir – Università Degli Studi di Padova (Itália):

“Escolhi a Universidade de Padova pois no Doutorado em Direito foi oferecida uma disciplina lá, com acompanhamento de um professor daqui. Isso acabou fazendo com que eu conhecesse a cidade e a Universidade. Além disso, o professor que nos levou à Padova é meu orientador e tinha contato com os professores de lá, o que facilitou a escolha. A expectativa é de que haja pesquisa acadêmica na minha área de estudo, vivências e troca de experiências na Universidade do Exterior.”

Programa de Pós-graduação em Filosofia 

Juliane Scariot – Universidade de McMaster (Canadá):

“Espero ter amplo acesso à bibliografia especializada, realizar debates e manter contato com pesquisadores que estudam assuntos relacionados à minha pesquisa, participar de eventos acadêmicos que permitam ampliar meus conhecimentos e conhecer uma nova cultura, ou seja, espero muito aprendizado. A Universidade de McMaster, no Canadá, possui bibliografia especializada que interessa à minha pesquisa e terei como supervisora uma especialista kantiana em Filosofia do Direito, que conheci em 2023, em um evento de Extensão da UCS.”

Juliano Viali dos Santos  – Universidad de Salamanca (Espanha):

“Será uma oportunidade de ampliar minha formação acadêmica, além de fortalecer alguns temas da minha tese, como democracia e educação em Direito. A escolha pela Universidad de Salamanca se justificou por sua excelência acadêmica e também pela relevância histórica, pois fundada em 1218 e é a mais antiga instituição hispânica em atividade, com enorme tradição intelectual. Também destaco a viabilidade de orientação pelo Prof. Dr. Sérgio Rodero Cilleros, referência em estudos sobre ética e interculturalidade, cuja produção dialoga diretamente com meus objetivos da tese. Sob sua coorientação, pretendo ampliar o marco teórico da pesquisa, além de estabelecer um diálogo profícuo nas parcerias acadêmicas entre as duas Universidades.”

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais

Jennifer Stefani Weber  – Universidad Nacional del Sur (Argentina):

“Minha expectativa quanto ao PDSE é elevar a qualidade científica do meu trabalho desenvolvido durante o Doutorado, além de permitir interação internacional com outros profissionais. Vejo como uma oportunidade para aperfeiçoar minha carreira profissional e uma experiência única pessoal, em que verei e viverei a rotina de uma cidade e de uma universidade no Exterior. A escolha pela Universidad Nacional del Sur foi consequência da sua alta reputação acadêmica e excelência em pesquisas científicas e tecnológicas. Além disso, foi uma escolha pessoal de permanecer na América Latina e valorizar as grandes parcerias que podemos ter por perto.”

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

Michele Vaz dos Anjos – Universidade de Valência (Espanha)

“A Universidade de Valência é reconhecida internacionalmente por sua excelência em pesquisas na área de modelagem e simulação em Farmacocinética e Farmacodinâmica, sendo esse um dos focos do meu projeto de Doutorado. Durante o período de intercâmbio, estarei sob a orientação do professor Dr. Víctor Mangas, pesquisador de destaque com ampla produção científica e referência neste campo de estudo. Tenho grandes expectativas em relação à vivência acadêmica e científica que terei nessa instituição. Acredito que a experiência será de suma importância para o aprofundamento do meu projeto e para o enriquecimento da minha formação.” 

Fotos: Divulgação