Seleção de bolsistas para ingressar nos Doutorados em Biotecnologia, Direito e em Engenharia e Ciência dos Materiais.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 31/03/2020 | Editado em 18/07/2023

Estão abertas até 25 de maio as inscrições para os profissionais interessados em concorrer a uma bolsa de Doutorado nos programas de pós-graduação em Biotecnologia, Direito e em Engenharia e Ciência dos Materiais.

Com ingresso em junho de 2020, essa oferta – somente para o Campus-Sede – atende ao Programa de Apoio à Formação de Doutores em Áreas Estratégicas (ASES) em consonância com a Chamada Pública CNPq nº 01/2019.

O processo seletivo, regulamentado em Edital publicado no dia 31 de março,  será conduzido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em conjunto com uma Comissão de Seleção constituída por pesquisadores dos programas que atendem ao Edital. A divulgação dos nomes dos candidatos selecionados deverá ser feita até o dia 1º de junho, com efetivação da matrícula até o dia 5 de junho.

O professor Matheus Parmegiani Jahn, coordenador de Pesquisa da UCS e também coordenador desse projeto institucional, explica que o Programa Apoio à Formação de Doutores em Áreas Estratégicas é uma nova iniciativa do CNPq voltada para o fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica por meio de projetos institucionais de intercâmbio e cooperação entre programas de Pós-Graduação Stricto sensu de excelência, com foco na formação de recursos humanos para a pesquisa científica e tecnológica e estimulando a constituição de redes de pesquisa/inovação nas Instituições Científicas e Tecnológicas. “O projeto institucional da UCS, contemplado pelo CNPq com a cota máxima de 10 bolsas integrais de doutorado, visa principalmente a consolidação dos nossos programas de pós-graduação stricto sensu, por meio do fortalecimento de parcerias com programas de excelência de outras renomadas universidades brasileiras”.

> Leia o Edital

As bolsas, no total de 10 ( 4 para a Biotecnologia; 2 para o Direito; e 4 para Engenharia e Ciência dos Materiais ) serão concedidas especificamente para projetos e linhas de pesquisa indicadas no Edital, assim discriminados:

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA
Linha de Pesquisa: Agroindústria e Enobiotecnologia.
Número de bolsas: 01
Instituição parceira: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec).
Projeto: Bioprospecção sustentável de produtos naturais: Extração, isolamento e identificação de metabólitos de origem marinha e terrestre como estratégia à detecção de compostos bioativos e ao desenvolvimento de soluções inovadoras em fármacos nanoencapsulados com atividade antineoplásica
Resumo: Moléculas naturais são importantes fontes de compostos ativos que podem vir a ser indicados como um novo fármaco. Assim, esse projeto visa extrair, isolar e identificar os principais metabólitos secundários de plantas, macroalgas marinhas e da própolis catarinense com atividade antineoplásica em modelos de estudos de culturas celulares in vitro, visando à formatação de novos fármacos nanoencapuslados.
Coordenador: Sidnei Moura e Silva – smsilva11@ucs.br
> Formulário de Inscrição

Linha de Pesquisa: Diagnóstico e controle de doenças de Interesse humano e veterinário.
Número de bolsas: 01
Instituição parceira: Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) – Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC).
Projeto: Avaliação da atividade antitumoral de frações de produtos isolados da própolis, plantas e compostos de organismos marinhos em cultivo celular tridimensional de células tumorais de mamíferos.
Resumo: O objetivo geral deste estudo é avaliar o efeito antiproliferativo e antitumoral de frações e produtos isolados da própolis em cultivos de células tumorais 2D e 3D, visando ampliar os conhecimentos dos mecanismos de ação da própolis e de seus compostos. Busca-se verificar a superioridade do modelo 3D em relação à monocultura das linhagens tumorais tratadas com as mesmas amostras citotóxicas.
Coordenadora: Mariana Roesch Ely – mrely@ucs.br
> Formulário de Inscrição

Linha de Pesquisa: Toxicidade e Danos Oxidativos.
Número bolsas: 01
Instituição parceira: Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) – Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC).
Projeto: Neuroproteção por compostos fenólicos e compostos de selênio: modulação de danos oxidativos e marcadores inflamatórios em modelos in vitro.
Coordenadora: Mirian Salvador – msalvado@ucs.br
> Formulário de Inscrição

Linha de Pesquisa: Diagnóstico e controle de doenças de interesse humano e veterinário.
Número de bolsas: 01
Instituição parceira: Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) – Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC).
Projeto: Investigação das características genéticas do parvovírus canino e interação a produtos de origem natural.
Resumo: O parvovírus canino tipo 2 (CPV-2) representa um dos maiores causadores de óbitos em filhotes e cães adultos não vacinados. Embora existam vacinas para prevenir a doença, as novas variantes virais existentes resultam em um número significativo de filhotes doentes e, às vezes, cães adultos doentes em todo o mundo. Por sua vez, o tratamento mais comum de cães afetados por parvovírus é o tratamento de suporte e o manejo de sinais clínicos através da restauração do equilíbrio hidroeletrolítico. Entretanto, um fármaco direcionado ao agente ainda não foi descrito. Assim, o objetivo do presente estudo é identificar os epítopos dominantes do CPV-2 e rastrear a atividade inibitória ou virucida de distintos compostos contra o vírus.
Coordenador: Andre Felipe Streck – afstreck@ucs.br
> Formulário de Inscrição


PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO

Linha de Pesquisa: Direito Ambiental e Novos Direitos
Número de bolsas: 02
Instituição parceira: Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) – Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica (PPCJ)
Projeto: Sustentabilidade e os problemas socioambientais relativos ao tratamento, reutilização e dessalinização da água.
Resumo: O projeto pretende fazer um estudo das questões referentes às águas (tratamento, reutilização e dessalinização) com o intuito de preservação e aproveitamento das mesmas, visto o descaso e a série de problemas socioambientais recorrentes. Desta forma, pretende-se estudar os aspectos constitucionais e legais dispensados no tratamento da água como direito humano, a necessidade de preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente com o intuito de garantir a preservação do direito à vida e de outros direitos fundamentais, além de proporcionar o desenvolvimento sustentável na sociedade de consumo.
Coordenadora: Cleide Calgaro – ccalgaro@ucs.br
> Formulário de Inscrição

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS
Linha de Pesquisa: Processamento e caracterização de Materiais.
Número de bolsas: 02
Instituição parceira: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM).
Projeto: Materiais multifuncionais para aplicações aeroespaciais e de eficiência energética.
Resumo: Este projeto tem como objetivo a construção de um analisador dinâmico-mecânico para a determinação das propriedades elásticas e distribuição da massa molecular de polímeros amorfos em estado sólido por meio de técnicas de reologia analítica e solução de problemas inversos.
Coordenador: Cláudio Antonio Perottoni – caperott@ucs.br
> Formulário de Inscrição

Linha de Pesquisa: Caracterização física e química de materiais metálicos/compósitos e sua influência sobre as propriedades nanomecânicas e nanotribológicas.
Número de bolsas: 02
Instituição parceira: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW).
Projeto: Efeito da radiação nas propriedades nanomecânicas e nanotribológicas de materiais avançados.
Resumo: Os nanossistemas e nanodispositivos apresentam interações de superfície e eventos de ultrabaixa energia compatíveis com a energia associada à radiação na faixa do infravermelho ao ultravioleta. Assim, os eventos de absorção e dissipação de energia em sistemas nanomecânicos e nanotribológicos podem vir a incorporar um novo parâmetro de análise: a radiação. Este trabalho visa ao desenvolvimento de materiais avançados fotoativos visando ao estudo das propriedades nanomecânicas e nanotribológicas controladas pelo tipo e dose de radiação eletromagnética incidente.
Coordenador: Carlos Alejandro Figueroa – cafiguer@ucs.br
> Formulário de Inscrição