Editora da UCS lança quatro novas obras no dia 30 de outubro.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 26/10/2018 | Editado em 29/04/2020

Em evento a ser realizado pela Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS) na terça-feira, dia 30 de outubro, às 16h30min, no auditório do Bloco A, serão lançados os seguintes livros:

Origens da Universidade de Caxias do Sul: as escolas e as faculdades isoladas, de Gelson Leonardo Rech e Jayme Paviani (organizadores).

Uma universidade pode e deve ser entendida a partir da cidade e da região em que ela se desenvolve, a partir do ambiente que ela cria e do ambiente que a cerca. A Universidade de Caxias do Sul reflete o espírito exigente e criativo dos imigrantes que colonizaram a região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. A mentalidade empreendedora de suas decisões e ações, de seus professores e estudantes resulta, em grande parte, do contexto social. A UCS nasceu de um esforço coletivo, comunitário e democrático, público e privado. Ela procurou atender às necessidades da sociedade e, prova disso são seus muitos cursos oferecidos e pesquisas realizadas. Tradição e futuro são os polos que sustentam a tensão vivida pela Universidade. Eles orientam o acontecer presente. Uma universidade sem raízes, sem passado, corre o risco de não ser assumida pela consciência histórica. Ignorar ou relativizar seu passado significa abdicar de seu futuro. Não é suficiente ocupar-se com o cotidiano para ganhar excelência. Por isso, é necessário mostrar que a Universidade tem uma tradição que precisa ser conhecida, reconhecida, avaliada, assumida, não obstante sua pouca idade. Essas são algumas das propostas deste livro, uma visão global que oferece a possibilidade de compreensão e de interpretação do caráter sociocultural da Universidade.


O pensar e o construir: da Universidade da Serra Gaúcha à Universidade de Caxias do Sul, de Eliana Gasparini Xerri.

A obra analisa a história da Universidade de Caxias do Sul, entre os anos de 1950, década de criação dos primeiros cursos superiores na cidade, a 2002, final da gestão que marcou a regionalização da instituição. A história da Universidade de Caxias do Sul, associada a do ensino superior no Brasil, aqui construída, foi possível através da coleta, seleção e análise de documentos, de relatos orais, de periódicos que guardam aspectos da memória e da história da Instituição, da região e do País. O livro é resultado da tese de Doutorado em Educação da autora na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

 

 

 

Uma experiência universitária: Os primeiros anos da Universidade de Caxias do Sul e sua repercussão social (Depoimento), de Jayme Paviani.

O presente depoimento procura visualizar ações que se produzem com vivências e processos pessoais e institucionais. Datas, números e eventos refletem os valores e as crenças das pessoas que, em salas de aula e laboratórios, na gestão, com acertos e, às vezes, com erros, construíram a ‘Universidade de Caxias do Sul’. Atrás e para além de seus muros, desenvolveram-se conceitos, emoções, vivências em períodos de tranquilidade e em períodos menos felizes, por muitos professores e milhares de estudantes que tornaram sua história efetiva. Mas nenhum juízo prudencial sobre a Universidade de Caxias do Sul é possível sem estabelecer critérios ou um modelo de universidade. O ideal histórico de universidade, o conceito e a função atual dela são perspectivas que permitem avaliar uma experiência particular de universidade”.

 


Educação em Investigação: da medição à interpretação-bioestatística cirúrgica, de José María Jiménez Avila e Asdrubal Falavigna, tem versões em português, espanhol e inglês.

Segundo os autores, “quando temos uma ideia clara da pergunta que queremos fazer e que nos leva a realizar nossa investigação, teremos resultados que nos permitirão fortalecer nossas conclusões mediante inferência. Para isso devemos conhecer os aspectos teóricos relacionados à Bioestatística Clínica, de onde derivaremos conceitos que nos permitirão tomar decisões e aplicar o conhecimento obtido nos nossos pacientes e cumprir com excelência o papel de prevenir e tratar enfermidades, incorporando os conceitos à prática clínica. Da Medição à Interpretação, um processo essencial que vincula a investigação ao mundo cotidiano e à realidade, em que nossas hipóteses, rodeadas de probabilidades, buscam encontrar o valor que estabeleça se existem ou não diferenças entre as opções. Não devemos esquecer que os números são crus e não entendem nada sobre razões, e é aí que o nosso conhecimento e a teoria darão valor real aos dados, já que esses não nos dão a certeza de qualquer evento, simplesmente nos indicam a probabilidade de que algo possa acontecer”.