Educação a Distância: UCS amplia atuação nessa modalidade, com a oferta de 17 cursos.
A Universidade de Caxias do Sul amplia sua atuação na educação superior a distância por meio do Programa EaD-UCS. A proposta une a excelência do ensino oferecido pela Instituição – com tradição de 51 anos e mais de 100 mil profissionais formados – à flexibilidade proporcionada pela modalidade, que permite ao estudante adaptar os estudos à sua rotina e ao seu tempo.
A oferta da Instituição na modalidade EaD passa a compreender 17 cursos de graduação: as Licenciaturas em Letras-Língua Portuguesa e Pedagogia, os bacharelados em Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Serviço Social e as graduações tecnológicas em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão em Agronegócio, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística, Marketing, Processos Gerenciais, Gestão da Produção Industrial, e Redes de Computadores. As inscrições estarão abertas a partir do dia 1º de novembro, no site da Instituição.


Programa EaD-UCS foi apresentado à comunidade interna nesta quarta-feira, dia 17 de outubro.
Para além do digital: viver o campus
Os estudantes terão aulas online com um corpo docente altamente qualificado, e uma proposta de ensino que ultrapassa o universo digital a partir do acesso a toda a Universidade – em sua estrutura de laboratórios, bibliotecas, entre outros ambientes de ensino, pesquisa e extensão. Os encontros presenciais no Campus-Sede e nos oito campi espalhados pela região permitem a realização de projetos integradores para a qualificação da aprendizagem, além da interação com colegas e professores. É o que se define por viver o campus, com todas as suas experiências acadêmicas, culturais e científicas, que incluem a participação nos diretórios estudantis, nas semanas acadêmicas, nas atividades complementares, e na pesquisa, entre tantas outras experiências.
Todas as unidades universitárias da UCS estão preparadas para receber os acadêmicos da educação a distância, nas cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Canela, Guaporé, Nova Prata, São Sebastião do Caí e Vacaria. Com as mesmas possibilidades dos acadêmicos dos cursos presenciais, os estudantes na modalidade EaD podem, também, participar de editais para concessão de bolsas em programas de extensão e de iniciação científica, bem como ter acesso aos programas de pós-graduação stricto sensu – mestrados e doutorados. Todos os cursos têm preços acessíveis e concedem diplomas com a qualidade de ensino e a marca da Universidade de Caxias do Sul.
Acesso à educação superior qualidade
A expansão da oferta EaD alinha-se ao propósito de ampliação do acesso ao ensino superior e fundamenta-se na expertise da UCS na educação a distância. Essa trajetória iniciou-se em 2004, quando se tornou a primeira universidade do Rio Grande do Sul credenciada para atuar na modalidade EaD, com a graduação em Pedagogia, curso avaliado com conceito máximo pelo MEC, e que já formou 975 profissionais nos últimos 14 anos.
A pró-reitora Acadêmica, professora Nilda Stecanela, explica que a nova fase da educação a distância na Universidade revela sintonia com as necessidades sociais de seu entorno, a partir de uma oferta qualificada para o desenvolvimento do projeto de formação profissional de cada estudante. “A UCS é uma universidade comunitária, e oferecer cursos nas diferentes modalidades, em função dos diferentes perfis do seu público é, também, atender à natureza desta Instituição, voltada ao desenvolvimento regional”, contextualiza a pró-reitora, destacando a importância da ampliação do acesso ao ensino de qualidade.
A coordenadora do Programa EaD-UCS, professora Elisa Boff, reforça que há mais de 20 anos a UCS dedica-se à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias voltadas à modalidade EaD, sendo a tradição da Instituição um elemento que permite agregar inovação ao programa. Além da qualidade na interação com o professor, a coordenadora destaca a qualidade dos conteúdos pedagógicos dos cursos, e uma plataforma de ensino consonante às suas propostas e à modalidade de aprendizagem mobile. “Desejamos que o aluno se sinta parte da Instituição, possa vivê-la, saber que é grande, que tem excelentes professores e ótima infraestrutura a oferecer”, afirma, sobre o vínculo presencial com a comunidade acadêmica.
O reitor da Universidade, Evaldo Antonio Kuiava, considera o projeto de ampliação da EaD um fato histórico, alinhado às diretrizes institucionais, que compreendem excelência acadêmica, desenvolvimento das pessoas e da região; inserção acadêmica nacional e internacional; empreendedorismo e inovação; e sustentabilidade institucional. No evento que se apresentou o Programa EaD-UCS para a comunidade interna, nesta quarta-feira (17), o reitor destacou que no Rio Grande do Sul há mais de 100 mil estudantes nesta modalidade de ensino, e que a UCS oferece, a partir de agora, um programa para atender à demanda e à missão de desenvolvimento regional. Faz jus, assim, ao título de universidade mais inovadora do país entre as instituições comunitárias e privadas, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado neste mês, em que se classificou, também, como a sexta melhor universidade do país.
Formas de ingresso
O ingresso nos cursos de graduação, modalidade EaD, se dá com processo seletivo contínuo com prova presencial; a partir de diploma de curso superior; por transferência; pelo aproveitamento da nota do Enem ou pelo aproveitamento da nota do vestibular da UCS (2013 a 2018). O edital do processo seletivo já está disponível no site da UCS.
Fotos: Claudia Velho
Compartilhar