Educação e Democracias é tema do seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 13/03/2019 | Editado em 18/07/2023

Evento do Programa de Pós-Graduação em Educação está em sua oitava edição e reuniu a conferência Constituir-se Pesquisador em Educação: Entre Fios e Desafios, apresentada pela professora Maria Teresa Santos Cunha, da UDESC,  e o Pré-Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire.

O Programa de Pós-Graduação em Educação deu início nesta terça-feira, 12 de março, à oitava edição de seu Seminário de Integração, neste ano voltado à temática Educação e Democracias. A abertura do evento, realizado no auditório do Bloco E e marcado pela conferência Constituir-se Pesquisador em Educação: Entre Fios e Desafios, apresentada pela professora Maria Teresa Santos Cunha, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), teve a participação do reitor Evaldo Kuiava, da coordenadora do Programa de Pós-Graduação e Educação, professora Flávia Brocchetto Ramos, e da professora Terciane Ângela Luchese, docente do Programa. Durante o evento foram anunciadas as oficinas que integram um roteiro posterior ao evento, dedicadas às práticas acadêmicas de pesquisa e produção científica, e houve um momento de encontro dos orientadores do Programa por linhas de pesquisa: História, Filosofia e Educação; e Educação, Linguagem e Tecnologia.

A programação continuou na tarde de hoje com o Pré-Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, que apresentou a mesa dialógica e reflexiva intitulada Escola, Universidade e Movimentos Sociais – Como a Práxis Freireana nos Encharca? com a participação da pró-reitora Acadêmica da UCS, professora Nilda Stecanela, entre outros docentes, estudantes do PPGEdu e representantes da Secretaria Municipal da Educação, da Marcha Mundial das Mulheres, da 4ª Coordenadoria Regional de Educação e do Centro de Atendimento ao Migrante de Caxias do Sul. Intervenções culturais também integram o evento.

Fotos: Claudia Velho