Educação, Meio Ambiente e Cultura de Paz são temas de Jornada na UCS.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 27/10/2017 | Editado em 27/10/2017

Evento reúne apresentação de trabalhos, mesas de conversação, palestra e entrega do título de Doutor Honoris Causa a professor Miguel Armando Garrido.

Um espaço de diálogo para fomentar um olhar sensível ao humano e suas circunstâncias será proposto na Universidade de Caxias do Sul, no dia 16 de novembro, durante a III Jornada de Educação, Meio Ambiente e Cultura de Paz. As inscrições para o público se estendem até a data do evento e a admissão de trabalhos de iniciação científica ocorre até 6 de novembro.

Divididos nos eixos temáticos Educação, Cultura de Paz e Espiritualidade; Ética e Direitos Humanos; e Meio Ambiente e Sustentabilidade, os trabalhos serão apresentados pelos inscritos das 9h às 12h, nas salas do Bloco E. A programação ainda compreende as mesas de conversação O Reconhecimento: Perspectivas e Reflexões, às 14h, Resiliência e suas Consequências na Sociedade Moderna, às 15h45, e a palestra Biopolítica, Violência e Paz, às 19h40, todas no auditório do Bloco E. Às 18h, no Salão de Atos do Bloco A, a UCS concede o título de Doutor Honoris Causa ao professor Miguel Armando Garrido, da Universidade Tecnológica Nacional Resistência, na Argentina.

Um dos coordenadores do evento, o professor Paulo César Nodari explica que, dada a importância do debate sobre a violência e suas mais diversas formas, a Jornada visa auxiliar na reflexão sobre o lugar e a missão do ser humano no universo, de zelo pela convivência pacífica e respeitosa entre os seres. “A educação tem uma missão muito importante, ainda que a ela não podemos auferir a exigência da solução de todos os problemas, para que consigamos formar pessoas com a capacidade de respeito, cuidado e responsabilidade”, afirma.

Para participar da Jornada, que é válida como atividade complementar para acadêmicos da Universidade, o investimento é de R$ 15,00. A promoção é do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento e do Observatório de Cultura da Paz, Direitos Humanos e Meio Ambiente da UCS. Saiba mais sobre a programação, inscrições e submissão de trabalhos na página do evento.