Egresso do Mestrado em Materiais recebe Prêmio Pesquisador Gaúcho 2017.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 13/09/2017 | Editado em 22/02/2024

Juliano Roberto Ernzen é engenheiro de Materiais e mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais pela UCS. Ele foi premiado na categoria “Pesquisador na Indústria”, na 7ª edição do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2017, concedido pela FAPERGS. 

O trabalho que originou a premiação da FAPERGS foi realizado na Mantova Indústria de Tubos Plásticos Ltda., empresa de Caxias do Sul onde Juliano exerce a função de Gerente Geral de Projetos, e consiste no desenvolvimento de um método de obtenção de polímeros sem a utilização de solventes, gerando uma tecnologia totalmente nacional.

O trabalho premiado foi realizado no contexto do Projeto de Obtenção de Poliuretanos Termoplásticos (TPU) a partir de Fontes Renováveis, desenvolvido entre 2012 e 2016, mediante convênio firmado entre a Universidade de Caxias do Sul e a Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do RS, com a parceria da empresa Mantova e do IFRS, e a coordenação do professor Otávio Bianchi, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais, orientador de mestrado de Juliano.

Em outubro de 2016, Juliano participou de mesa-redonda na 24ª edição do Encontro de Jovens Pesquisadores, para dar seu depoimento sobre a relação Universidade-Empresa na área da pesquisa e desevolvimento de novos produtos, a partir da sua experiência como egresso e, agora, como parceiro da UCS. Na foto, Juliano (o segundo à direita) está entre o professores Otávio Bianchi e Diego Piazza e, com Julio Salecker, representante do CERTEL, também uma empresa parceira da UCS, ouvem a apresentação da professora Vânia Schneider sobre a importância da iniciação científica na formação dos estudantes da Universidade.

Sobre o prêmio Pesquisador Gaúcho 2017, Juliano nos diz que “a formação de alto nível propiciada pela UCS se reflete diariamente em seu dia a dia, uma vez que a racionalização do conhecimento permite ser mais assertivo nas tomadas de decisões na empresa”.

Em 2015, Juliano defendeu sua dissertação no Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais com o projeto “Relação estrutura propriedade da poliamida 6 aditivada com óleo de soja modificado com anidrido maleico”, com a orientação dos professores Otávio Bianchi e Rudinei Fiório.  Agora, ele já planeja ingressar no Doutorado e continuar na indústria “para contribuir na geração de inovações tecnológicas para a região que possam ser exemplos para o país”.

Foto: Claudia Velho