Encontro com a Reitoria propõe reflexão sobre processos de aprendizagem na educação superior.
Como parte da preparação para a volta às aulas, foi realizado o tradicional encontro de boas-vindas entre Reitoria e o corpo docente da Universidade – realizado em dois momentos nesta quinta-feira, dia 27 de julho, pela manhã e à noite, no UCS Teatro – possibilitando que os professores pudessem refletir sobre alguns aspectos acerca do processo de ensino e a aprendizagem que envolvem os desafios da docência universitária. A Reitoria também apresentou o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e as principais ações do Planejamento Estratégico Institucional para este semestre e para o próximo ano. O segundo período letivo extensivo da Universidade tem início nesta terça-feira, dia 1º de agosto e se estende até o dia 23 de dezembro.


Na atividade do UCS Teatro – pela manhã e à noite – a recepção teve a participação da Orquestra Sinfônica da UCS e foi muito aplaudida pelos professores. Os músicos conduzidos pelo maestro Manfredo Schmiedt prepararam um número especial do “Projeto Orquestrando as Organizações” – evento criado em 2006 pelo curso de Administração, que permite a identificação pelo público das relações existentes entre o funcionamento de uma orquestra e de uma organização. As professoras Elisandra Martins e Magda Madalosso, do curso de Administração, explicaram a finalidade do projeto, que favorece a ampliação da visão sistêmica e da percepção dos processos de gestão empresarial.



Uma breve apresentação da Associação dos Docentes da Universidade de Caxias do Sul (ADUCS) foi realizada pelo professor João Vicente Franco de Godolphim, atual presidente da entidade que existe há 37 anos.
No encontro da manhã, o presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, professor Ambrósio Luiz Bonalume (foto à esquerda), compartilhou a satisfação de estar no reencontro com os professores e adiantou que o Conselho Diretor está atento às dificuldades que atingem a todos. “Este é um momento de transição, decorrente de uma situação econômica no país. Esta não é a maior dificuldade que a Universidade encontrou em seus 50 anos. Embora as dificuldades existam, elas deverão serão superadas”.
Projeto Pedagógico Institucional
A coordenadora Pedagógica, Flávia Fernanda Costa, apresentou o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), aprovado em março pelo Conselho Universitário (CONSUNI), resultado de estudos de uma Comissão Própria. O documento servirá como norte nas discussões acadêmicas e administrativas e está estruturado em cinco capítulos: apresentação do documento; apresentação da Instituição; pressupostos e princípios; organização didático-pedagógica; políticas educacionais. “O Projeto Pedagógico Institucional é uma reflexão sobre a educação superior, sobre ensino, pesquisa e extensão, a produção e a socialização do conhecimento, sobre os processos de inovação, sobre o acadêmico, o professor e a prática pedagógica”, destacou a coordenadora.
O documento, que faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional, traz pressupostos que definem objetivos no âmbito sociológico, antropológico, ético-político, epistemológico e pedagógico. “Os fundamentos que servirão como base se concentram na pesquisa como princípio educativo, na indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão e no respeito à diversidade. O PPI aponta categorias para serem discutidas no que se refere ao currículo; à relação entre ensinar e aprender; às inovações tecnológicas e novas metodologias; à relação com o mundo do trabalho; aos conhecimentos, saberes e competências”, explica Flávia. “Para que o Projeto Pedagógico Institucional se materialize é fundamental que se estabeleça o diálogo, é fundamental que nós possamos ouvir, no que podemos avançar e identificar as riquezas que temos em nossos cursos”, concluiu. O Projeto Pedagógico Institucional estará à disposição dos docentes a partir desta sexta-feira, dia 28, no Portal UCS Virtual.
Projetos
O reitor Evaldo Kuiava (foto à esquerda) falou sobre o Programa de Qualificação dos Gestores, do qual participam atualmente 170 pessoas, implantado com o objetivo de qualificar a gestão universitária, por meio de formação contínua e da elevação dos índices de qualidade dos serviços oferecidos pela Universidade. Entre os projetos para este semestre e para o próximo ano, o reitor destacou a reestruturação do Bloco 59 no Campus-Sede para o TecnoUCS; o novo posicionamento da Educação a Distância (em seus cursos e estrutura); e o projeto de otimização da utilização da estrutura acadêmica com o funcionamento, a partir de fevereiro de 2018, durante o período de férias, do Short Program, que oferecerá cursos de extensão à comunidade externa.
“Existe a oportunidade de crescimento de nossa Instituição. Para isso, podemos e devemos mudar em muitos pontos. São necessárias mudanças sistêmicas”, disse o reitor, ao abordar o projeto de reestruturação curricular dos cursos de graduação da UCS, tendo como premissas a sua adequação ao Projeto Pedagógico Institucional e ao status da ciência atual, bem como a adequação do calendário acadêmico anual (19 semanas por semestre), o aumento da integração e do compartilhamento entre currículos, que promoverão a flexibilidade na execução curricular para o estudante, novos modelos de ensinar e aprender, expansão e fortalecimento da EaD (educação híbrida) e a integração da Extensão/Pesquisa no processo formativo. Ao concluir sua participação no evento, o reitor solicitou a dedicação de todos: “Temos um grande desafio pela frente e nossa causa é nobre, a Educação Superior”.
Boas práticas na docência
Em continuidade ao encontro dos professores, nesta sexta-feira (28), o Programa de Formação de Professores promove a 2ª Mostra de Boas Práticas na Docência do Ensino Superior, com o objetivo de proporcionar reflexões sobre temáticas pertinentes ao cotidiano acadêmico e aos desafios da docência universitária. Inicialmente, os professores participam da palestra “Diversidade e Inclusão: desafios atuais na docência universitária”, ministrada pelas professoras Claudia Alquati Bisol, Zita Canuto e Carla Beatris Valentini.
Fotos: Claudia Velho
Compartilhar