Em nova edição, webinar Circuito de Energia aborda conceitos de segurança em usinas solares
Transmissão on-line ocorre nesta quinta-feira, 10 de dezembro, pelo canal EaD UCS. Palestra do evento que tem a UCS entre seus realizadores será ministrada pelo engenheiro especialista em sistemas fotovoltaicos Vinicius Ayrão.
A possibilidade de economizar na conta de luz – que pode chegar em até 95% –, a independência energética e a geração de oportunidades na escala socioambiental com a utilização de fontes de energia limpas e sustentáveis impulsionam a instalação de sistemas fotovoltaicos em todo o mundo. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), existem, atualmente, mais de 300 mil sistemas fotovoltaicos de geração distribuída conectados à rede elétrica do país. Apesar da pandemia, o setor apresentou crescimento de 45% em número de instalações e gerou, no primeiro semestre deste ano, mais de 40 mil novos postos de trabalho em toda a cadeia.
A alta demanda na implantação de energia solar, a importância da qualificação de profissionais e o conhecimento das necessidades de segurança para esses sistemas são pautas que estarão em destaque no próximo Webinar Circuito de Energia. O encontro virtual contará com a palestra do engenheiro eletricista especialista em sistemas fotovoltaicos Vinícius Ayrão e abordará o tema “Instalações elétricas em Usinas Solares de Geração Distribuída – Conceitos de segurança e confiabilidade”. O webinar será mediado pelo professor da Universidade de Caxias do Sul Tiago Cassol Severo e ocorrerá nesta quinta-feira, dia 10 de dezembro, às 11h, com transmissão ao vivo no YouTube – canal EaD UCS.
Na pauta, Ayrão expõe sua percepção sobre o papel das concessionárias em relação às instalações solares que estão ocorrendo, além de apresentar como o mercado de energia solar vem se comportando frente ao aumento de empresas no segmento.
O objetivo dos encontros virtuais mensais do Circuito de Energia On-line é fomentar o diálogo e a discussão sobre temas relacionados à energia solar. A realização é do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA), Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (SIMECS), Universidade de Caxias do Sul , SEBRAE, Instituto SENAI de Tecnologia e Sicredi.
*Com informações da assessoria do II Fórum Estadual de Energia Solar.