Empossados os coordenadores dos programas de pós-graduação para o biênio 2019/2021.
Reitoria pretende fortalecer a pesquisa, direcionando-a para o desenvolvimento de produtos e de soluções de mercado.

Fortalecer a pós-graduação e redirecionar o modelo de pesquisa da Universidade, orientando-a para a geração de produtos, empreendimentos e soluções de mercado. Com esta mensagem o reitor Evaldo Kuiava apresentou a visão da gestão da UCS aos coordenadores dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrados e doutorados) da Instituição, empossados na manhã desta sexta, dia 14, para um mandato de dois anos.
De acordo com o reitor, o fortalecimento da pesquisa e da pós-graduação, além de enfatizar a produção de conhecimento, o que distingue uma Universidade das demais instituições de ensino superior, apresenta-se como uma oportunidade de ampliação da sustentabilidade institucional, gerando novas unidades e planos de negócio. “Está nas mãos de cada um de nós, sendo criativos e propondo iniciativas, contribuir com esse processo”, enfatizou o reitor aos coordenadores.
Dos 17 coordenadores empossados, nove foram reconduzidos ao cargo, seis ingressam na função e dois são os primeiros gestores de dois novos programas (Psicologia e Saúde Animal). A seleção dos coordenadores é realizada com a eleição, pelos professores do corpo permanente e colaboradores dos programas, de três docentes, dentre os quais o reitor faz a escolha após entrevistas individuais. O Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura , atualmente coordenado pelo diretor da Área de Humanidades, Everaldo Cescon, não foi inserido neste processo.
OS COORDENADORES DE PÓS-GRADUAÇÃO – PERÍODO 2019/2021
RECONDUZIDOS
• Biotecnologia – Mestrado e Doutorado Acadêmico: Sidnei Moura e Silva
• Biotecnologia – Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola: Sérgio Echeverrigaray Laguna
• Ciências da Saúde – Mestrado e Doutorado Acadêmico: Asdrubal Falavigna
• Engenharia e Ciências Ambientais – Mestrado Profissional: Lademir Luiz Beal
• Engenharia e Ciência dos Materiais – Mestrado e Doutorado Acadêmico: Janaína da Silva Crespo
• Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional: Odilon Giovannini Junior
• Filosofia – Mestrado e Doutorado Acadêmico: João Carlos Brum Torres
• História – Mestrado Profissional: Eliana Rela
• Turismo e Hospitalidade – Mestrado e Doutorado Acadêmico: Marcia Maria Cappellano dos Santos
NOVOS
• Administração – Mestrado e Doutorado Acadêmico: Ana Cristina Fachinelli Bertolini
• Direito – Mestrado e Doutorado Acadêmico: Jeferson Dytz Marin
• Educação – Mestrado e Doutorado Acadêmico: Carla Beatris Valentini
• Engenharia de Processos e Tecnologias – Mestrado e Doutorado Acadêmico: Camila Baldasso
• Engenharia de Produção – Mestrado Profissional: Maria Emília Camargo
• Engenharia Mecânica – Mestrado Profissional: Rodrigo Panosso Zeilmann
• Psicologia – Mestrado Profissional: Silvana Regina Ampessan Marcon
• Saúde Animal – Mestrado Profissional: André Felipe Streck
Iniciativas de expansão
A PÓS-GRADUAÇÃO EM NÚMEROS
* 18 cursos de mestrado
* 10 doutorados
* mais de 2 mil mestres e doutores titulados
* 731 alunos matriculados
* 275 bolsas atualmente
* 29 bolsistas produtividade e desenvolvimento CNPq
* mais de 200 projetos de pesquisa cadastrados
* 214 bolsistas de iniciação científica
* mais de 10 mil horas destinadas para pesquisa
* 190 docentes atuantes nos programas
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Juliano Gimenez, destacou a importância do compromisso da UCS, como Universidade, de manter um alto grau de qualidade e especialização no ensino. “Nesse contexto, os nossos mestrados e doutorados cumprem de forma honrosa essa missão”, pontuou.
Observando a necessidade de evolução e qualificação constante dos programas e os desafios da pós-graduação no contexto do ensino superior brasileiro, Gimenez instou os coordenadores a modelar, em conjunto, caminhos que consolidem ainda mais a UCS entre os protagonistas do desenvolvimento regional. “Temos que empreender um novo momento para que mantenhamos e incrementemos nossa qualidade, sendo mais perceptíveis à sociedade e sustentáveis institucionalmente”, evocou.
Relatando as ações em curso nessa direção, o pró-reitor mencionou a interação entre pesquisadores e docentes de diferentes cursos e programas como “uma necessidade e uma oportunidade de potencializarmos projetos que tragam uma maior repercussão social e contribuam para a captação de recursos”, bem como a busca de novas fontes de financiamento para a pesquisa. “O viés do empreendedorismo científico contribuirá sobremaneira para que tenhamos oportunidades de potencializar novos negócios, novas empresas e novos desafios”, sustentou.
O pró-reitor também destacou algumas iniciativas voltadas para o crescimento da pós-graduação stricto sensu da UCS. É o caso das parcerias institucionais, como a que resultou na recente implementação do Doutorado Interinstitucional em Educação (Dinter) com a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) em Lages (SC); e de mais duas em prospecção, uma com uma instituição do Ceará e outra de São Paulo, e da expansão de cursos na região, com novas ofertas de Mestrado em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Canela, Guaporé e Nova Prata e, a ser instituída, em São Sebastião do Caí.
Foto: Roger Clots/especial UCS
Compartilhar