Empresas inovadoras: conferência nacional debate inovação como alternativa à crise.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 13/08/2018 | Editado em 18/02/2019

TecnoUCS participa de comitê técnico do evento promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras, que ocorre em Gramado, nos dias 15 e 16 de agosto. 

Como inovar saindo de uma crise? Com a proposta de debater e construir respostas a essa indagação, o maior evento sobre inovação do país chega à região Nordeste do Rio Grande do Sul em sua edição deste ano. A ser realizada na cidade de Gramado, nos dias 15 e 16 de agosto, a Conferência Anpei de Inovação 2018 ocorre em um momento crucial para a retomada do crescimento econômico das empresas da Serra, configurando-se em uma oportunidade para que empreendedores tomem contato com as mais destacadas práticas em inovação aplicadas hoje no Brasil e no mundo, em um ambiente que une empresas, universidades e outras instituições de pesquisa.

Promovida pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) desde 2001, a cada ano em uma cidade diferente, a conferência tem se consolidado como fórum privilegiado para o encontro de representantes de empresas, agências do governo e instituições de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) para discussão e encaminhamentos de políticas e práticas voltadas à inovação nas empresas e no país. [Acesse a  programação completa da Conferência].

Com o tema Novas Alavancas de Criação de Valor, o evento ocorre no centro de eventos ExpoGramado tendo na programação palestras de especialistas nacionais e internacionais, apresentação de cases de grandes empresas e instituições, networking, rodadas de negócios e visitas técnicas. O enfoque será o fortalecimento dos ecossistemas de inovação perante as mudanças socioeconômicas dos últimos anos, a partir de quatro perspectivas:
Tecnologia – Como as organizações estão encarando as mudanças tecnológicas e transformando as potenciais ameaças em novas oportunidades de crescimento e de criação de valor?
Do cliente – Como conciliar a objetividade do mundo dos negócios com a subjetividade emocional do cliente para ampliar a percepção de valor sobre produtos e serviços?
Da organização – Como olhar para dentro e reestruturar processos, práticas e modelos de gestão para ampliar a capacidade de gerar valor?
Do ecossistema – Como criar valor a partir de novas formas de colaboração com o ecossistema?

“Com a crise, é normal que as empresas reduzam seus investimentos em inovação de produto. E, se estando em crise não conseguimos inovar, por outro lado, se não inovamos, continuamos em crise”, observa o professor da área de Empreendedorismo e Inovação e assessor de Gestão Estratégica da UCS, Mateus Panizzon. “Então, a proposta desse evento é identificar alternativas para quebrar esse ciclo, compartilhando exemplos do que empresas e universidades têm feito em diferentes dimensões para isso”, complementa. Panizzon, juntamente com o coordenador-executivo do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS, Enor Tonolli Jr., representa a Universidade de Caxias do Sul no comité técnico da Conferência Anpei.

Entidade defende pesquisa como estratégia competitiva

Constituída em 1984 com a missão de estimular a inovação nas empresas como fator estratégico para a competitividade e a produtividade, e para a política econômica, industrial, científica e tecnológica do país, a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) conta, atualmente, com 246 associados, que representam R$ 10 bilhões em investimento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no país. O conjunto é formado por 151 empresas, 83 entidades orientadas a Pesquisa e Desenvolvimento (como universidades, institutos de pesquisa públicos e privados, federações de indústrias e órgãos de governo) e 12 pessoas físicas.

Além da atuação política, a Associação promove a difusão da cultura da inovação, sendo a Conferência Anpei de Inovação uma das principais ações nesse sentido. Realizada anualmente, tornou-se o maior evento da área no país, reunindo especialistas nacionais e internacionais, representantes governamentais, empresas e instituições de ensino e pesquisa em torno do debate de ações e perspectivas em inovação, pesquisa, ciência e tecnologia como diferenciais competitivos da produção brasileira.

PROGRAME-SE:
O QUE: Conferência Anpei de Inovação 2018
QUANDO: 15 e 16 de agosto
ONDE: ExpoGramado (Avenida Borges de Medeiros, 4111, Gramado/RS)
COMO: Palestras de especialistas nacionais e internacionais, apresentação de cases de grandes empresas e instituições, networking, rodadas de negócios e visitas técnicas
PROGRAMAÇÃO E INSCRIÇÕES: www.conferenciaanpei.org.br

Foto:Designed by Freepik