Encontro com professores incentiva conexão com acadêmicos e destaca iniciativas institucionais.

Evento de início de semestre reuniu os docentes no UCS Teatro, propondo compartilhamento de ideias e alinhamento estratégico em relação aos contextos educacionais.
A preparação para o primeiro semestre letivo na UCS teve continuidade na noite desta segunda-feira, 25 de fevereiro, com o tradicional Encontro de Professores com a Reitoria, que exaltou ações e iniciativas de sustentabilidade institucional e reforçou a importância da aproximação e conexão com os acadêmicos. Além das boas-vindas e do reencontro com os pares, o enfoque foi o compartilhamento de ideias e alinhamento do corpo docente aos aspectos estratégicos da gestão. A atividade, no UCS Teatro, se encerrou com a apresentação do espetáculo Contrapontos, do Coro Juvenil do Moinho–UCS.
Reforçando o alinhamento e respaldo das ações universitárias pela Fundação Universidade de Caxias do Sul – FUCS, o presidente em exercício do Conselho Diretor, José Quadros dos Santos, convidou os presentes a refletirem sobre a imagem da UCS na comunidade. “Vocês são a elite do ensino na região”, pontuou aos docentes, destacando uma responsabilidade que é ampliada pelo contexto educacional, e que merece total dedicação.

“Os alunos trazem sensações, emoções, e vocês são fundamentais a esse processo. Os maiores embaixadores que a instituição pode ter”, definiu, lembrando, ainda, da importância da sinergia e conexão com os demais departamentos e desejando um semestre profícuo, de muito trabalho e resultados.

O diretor Administrativo e Financeiro da UCS, professor Candido Luis Teles da Roza, apresentou uma breve análise sobre a preparação da Universidade para o cenário vivenciado pelo Ensino Superior, que definiu como desafiador. Identificando os caminhos e tendências do segmento, reforçou a importância da educação no âmbito tecnológico e a distância, movimentos da Instituição em relação ao comportamento do mercado. A explanação incluiu um diagnóstico do contexto para o primeiro semestre de 2019 e aspectos de desempenho contábil, além de projetos e ações em andamento e investimentos realizados, exaltando o trabalho por um modelo de universidade sustentável. “Temos a convicção de que sabemos o que estamos fazendo, que estamos em um bom caminho, portanto buscaremos os resultados que precisamos”, afirmou.

Apresentando premissas, horizontes e movimentos que compõem o planejamento da Pró-Reitoria Acadêmica, a pró-reitora Nilda Stecanela reforçou a disposição da equipe em acolher sugestões para qualificar as operações, com foco na excelência. “Que acordo estabelecemos nesse reencontro: o engajamento, o senso de pertencimento cada vez mais estreito e a proposição de ideias. Buscamos modular e efetivar o que chega até nós, portanto, contamos com vocês. Juntos, vamos superar todos os desafios e criar ainda mais”.

Aos docentes, destacou o lançamento da campanha de processo seletivo contínuo para os cursos de graduação, conceito de ingresso que amplia as possibilidades a quem busca formação UCS. A apresentação também contemplou iniciativas como o movimento de reestruturação curricular, de internacionalização, projetos e programas de apoio, contato e relacionamento com alunos e egressos, de extensão, entre outros, que vinculam as operações às necessidades da comunidade.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Juliano Rodrigues Gimenez, apresentou as principais ações e projetos abrigados pela pró-reitoria, que incluem iniciativas e conquistas como o TecnoUCS, a Incubadora Tecnológica e a prestação de serviços. Sobre a oferta ampliada nos Programas de Pós-Graduação, destacou o privilégio de reunir cursos que se vinculam diretamente às necessidades da região, do país e se conectam internacionalmente de forma muito profícua. “Nosso foco é gerar conhecimento com impacto social relevante e com sustentabilidade, desenvolvendo ações em todas áreas de atuação, aproximando o stricto sensu cada vez mais com problemas reais, cujos resultados repercutam positivamente na sociedade”.

Para o reitor Evaldo Antonio Kuiava, a partir das ações propostas e projetadas, sabe-se que há alternativas e soluções aos desafios que se apresentam, dentro de um conceito de equilíbrio e sustentabilidade. Destacando o lema da UCS, que conduz à elevação da qualidade das ações, reforçou a importância de ressignificar o trabalho, o papel e a ação pedagógica e institucional, atendendo às mudanças no contexto e na relação pedagógica, buscando aproximação e conexão com o aluno nos diferentes contextos educacionais. O reitor atentou para os pilares da educação que contemplam o aprender a conhecer, aprender a fazer, a relação de convivência e a dimensão do ser. “Dessa maneira ressignificamos nosso trabalho e nos atualizamos para dar conta da missão na Universidade, na relação interna, com o aluno e comunidade, com muito entusiasmo”, explicou, enquanto considerava que o conteúdo assimilado pelo aluno durante o percurso acadêmico possa estar a serviço de seu projeto de vida.

UCSPlay
Um ano completado em janeiro, cerca de 118 vídeos com 68 produções inéditas, feitas com professores da UCS e outros pesquisadores, além de produções com parceiros como alunos e o Instituto Memória Histórica e Cultural – IMHC. Esse é o status da plataforma UCSPlay, apresentada na ocasião pelo diretor do Centro de Teledifusão Educativa da UCS (CETEL), Jacob Raul Hoffman. Sobre o acervo para o público acadêmico e comunidade dos melhores conteúdos da UCS, explicou ser “uma resposta inovadora ao momento crucial vivido pela Instituição, quando se optou por uma nova forma de comunicação audiovisual que fosse universal, pudesse disponibilizar os conteúdos em forma de demanda”.

Diálogo docente

O presidente da Associação dos Docentes da UCS (ADUCS), professor João Vicente Franco de Godolphim, ressaltou a disposição da entidade ao diálogo com os professores. Ao lembrar que a UCS faz parte das vidas de todos que a compõem, compartilhou o sentimento de pertencimento à Instituição. “Podemos fazer transformações incríveis”, afirmou, ressaltando a força do corpo docente e convidando os colegas a um aperto de mão para demonstrar a confiança mútua e a importância de todos.
Fotos: Claudia Velho
Compartilhar