Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS chega aos 25 anos.
Com inscrições de trabalhos até 21 de julho, evento apresenta a produção científica dos estudantes de graduação.
“Conectando ideia e conhecimento” é o tema do Encontro de Jovens Pesquisadores que será realizado, nos dias 17 e 18 de outubro, simultaneamente à sétima edição da Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia. Os eventos respondem à recomendação do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico (CNPq) como forma de destacar a produção dos estudantes de graduação que atuam em projetos de iniciação científica, inovação e tecnologia.
Este ano o Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS comemora a sua vigéssima quinta edição, congregando todos os estudantes envolvidos em atividades de iniciação científica e tecnológica que, juntamente com seus orientadores, apresentam e discutem com seus pares os resultados das pesquisas que realizam.
O Encontro de Jovens Pesquisadores é um espaço de excelência acadêmica, onde se manifestam os inúmeros significados intrínsecos à missão da Universidade: a construção de conhecimentos, o processo ensino-aprendizagem, a troca de saberes e experiências entre a comunidade interna e externa e a formação, pelo acadêmico, de uma visão mais crítica e apurada da sua futura profissão e do seu papel como cidadão ético e responsável.
As inscrições para as apresentações de trabalhos podem ser feitas até o dia 21 de julho e, conforme orientação do CNPq, o evento está aberto à participação de acadêmicos de outras Instituições de Ensino Superior. No ano passado, 296 estudantes participaram da atividade.
Formação Integral
Guilherme Holsbach Costa, coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, à frente da organização do evento, considera que, na sua essência, o Encontro é de divulgação científica e tecnológica, que funciona como uma vitrine da atuação da Universidade evidenciando os projetos de pesquisa e inovação da Instituição. “Até o momento apenas a UCS tem propiciado de forma sistemática à região da Serra Gaúcha a produção de conhecimento original e a formação de recursos humanos de alto nível, enfatizando que na área acadêmica se usa essa denominação para o recurso humano com formação científica adequada à geração de novos conhecimentos”.
Para Guilherme, a realização do Encontro de Jovens Pesquisadores e da Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia e evidenciar os projetos de nossos pesquisadores “é uma forma de comunicação entre a Universidade e a sociedade local, que contribui para o processo formativo dessa sociedade, uma vez que se apresentam aos nossos estudantes novos caminhos e possibilidades, proporcionando-lhes opções e escolhas conscientes. É uma forma de prestação de contas à comunidade e é, por fim, fomento ao que é autenticamente desta comunidade”, ressalta.
“Os 25 anos do Encontro de Jovens Pesquisadores representam um marco importante, pois demonstram a maturidade e a qualidade da formação disponibilizada à comunidade. Representam 25 anos em que a produção de conhecimento de primeira linha perpassa pela graduação dos profissionais egressos da UCS. A pesquisa científica inserida na graduação, e que nos últimos anos tem sido também propiciada pela UCS a estudantes do ensino médio de todas as escolas da região, representa a formação por meio do pensamento crítico e da metodologia científica, com resultados competitivos em nível mundial, acessível à nossa sociedade”. O coordenador da Pesquisa anuncia que, entre as novidades deste ano em torno das celebrações de 25 anos, será realizada uma oficina para aproximar os acadêmicos que realizam atividades de iniciação científica e tecnológica com o StartUCS, para buscar formas de promover a inovação a partir da pesquisa científica.
Compartilhar