Engenharia Química da UCS amplia infraestrutura laboratorial com módulos didáticos exclusivos
Novos equipamentos potencializam o aprendizado prático e a integração entre teoria e aplicação industrial

A utilização de dois novos módulos didáticos, projetados e desenvolvidos exclusivamente para atender a demandas do curso de Engenharia Química, coloca a Universidade de Caxias do Sul entre as pioneiras no Brasil no uso de sistemas customizados para o ensino neste segmento. Os equipamentos, um Módulo de Filtração a Vácuo e uma Miniplanta de Processos Químicos, foram concebidos especificamente para a UCS a partir de especificações técnicas elaboradas pelos docentes do curso, com foco em maximizar o aprendizado prático e a integração entre teoria e aplicação industrial.
Instalados recentemente no Bloco G do Campus-Sede, os módulos permitem aos alunos experimentos com alto grau de visualização e controle, de forma comparável às condições industriais. A coordenadora do curso, professora Jadna Catafesta, destaca que a concepção desses equipamentos sob medida para a UCS representa um salto qualitativo no ensino experimental e reafirma o papel inovador da Universidade na formação de engenheiros químicos. “Os módulos proporcionam uma vivência prática única, aproximando o estudante das condições reais de operação industrial”, comenta Jadna. Segundo ela, a aquisição faz parte de uma política permanente da UCS de modernização de laboratórios, alinhada às demandas da indústria 4.0, à inovação tecnológica e à formação de profissionais criativos.
Na prática
Módulo de Filtração a Vácuo – Sua estrutura transparente possibilita ensaios sob diferentes condições de pressão e vazão, oferecendo uma compreensão visual e dinâmica dos fenômenos de separação. Permite estudar como separar sólidos de líquidos, um processo muito comum em indústrias alimentícias, farmacêuticas, cosméticas e químicas. Os estudantes podem, por exemplo, analisar o comportamento de um filtro em diferentes pressões, observar a formação da camada de resíduo (torta) e avaliar eficiência e tempo de operação, conceitos aplicados diretamente à purificação de produtos.
Miniplanta de Processos Químicos – É um sistema versátil que permite simular etapas reais de produção industrial em escala de laboratório, como reações químicas, trocas de calor, adsorção de contaminantes ou extração de componentes líquidos. Com a miniplanta, os estudantes podem controlar e monitorar variáveis do processo, compreender como a temperatura e a vazão afetam uma reação e simular cenários de controle automático de plantas químicas, como ocorre em refinarias, fábricas de biopolímeros ou de bebidas.
46 anos de tradição
Com 46 anos de trajetória, o curso de Engenharia Química da UCS é reconhecido por sua excelência na formação de profissionais que atuam em diversos setores produtivos (alimentos, energia, polímeros, biotecnologia e meio ambiente). A incorporação de equipamentos e de tecnologias exclusivas reafirmam o compromisso da Universidade com a inovação didática e o desenvolvimento regional e global, consolidando o curso como referência nacional em ensino de Engenharia Química aplicada. Além da modernização dos laboratórios, o curso destaca-se pela sua atuação internacional por meio de um convênio para dupla diplomação com a Université de Lorraine, na França.
Fotos: Bruno Zulian
Compartilhar