Projeto Engenharia Solidária: Jardins do Bem tem lançamento neste sábado.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 22/09/2017 | Editado em 22/09/2017

Iniciativa de professores e estudantes da UCS visa levantar recursos para a causa animal em Caxias do Sul e região.  Evento de lançamento será neste sábado, dia 23, com exposição de terrários no Caxias Plaza Shopping, na avenida Júlio de Castilhos 1914, entre as 11h e as 15h.

Uma nova ação movimenta o projeto Engenharia Solidária da Universidade de Caxias do Sul.  A partir da iniciativa dos professores Tomás Augusto Polidoro, Camila Baldasso e Rejane Rech e do biólogo Marcos Grizzon, foi criado o Jardins do Bem, que consiste na construção e comercialização de terrários, também conhecidos como mini jardins. A renda obtida com a venda é revertida para os grupos de cuidadores de animais que atuam em Caxias do Sul e região.

“Ao adquirir um terrário, como o da foto ao lado, a pessoa passa ter a natureza mais perto de si e isso é uma coisa que nos acalma a alma. Ter um jardim desses em cima de uma mesa de trabalho é uma maneira da pessoa se tranquilizar”. A professora Rejane Rech, que além de participante do Jardins do Bem, é coordenadora da Engenharia Solidária, explica que os objetivos dessa ação são altruístas e que é muito fácil cuidar de um terrário. “Os terrários são de fácil cuidado e praticamente autossustentáveis, e nós damos orientações para quem desejar adquirir um”.

Uma particularidade dos pequenos ecossistemas produzidos pelo Jardins do Bem é que são feitos em balões de vidro. “Pra nós eles são muito significativos porque são vidraria de laboratório e todos engenheiros químicos passam por aulas de laboratório”, destaca a professora.

O grupo já entregou os primeiros exemplares no mês de agosto e aceita encomendas. Para divulgação, mantém uma página no Facebook.

Foto: Jardins do Bem/Divulgação