Engenharia Verde: acadêmicos do CARVI realizam projeto social com a APAE de Bento Gonçalves.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 05/06/2017 | Editado em 06/06/2017

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bento Gonçalves (APAE) é a primeira instituição a receber o projeto social “Engenharia Verde”, idealizado e executado pelo Diretório Acadêmico da Engenharia Civil do Campus Universitário da Região dos Vinhedos com o apoio de estudantes de outros cursos de graduação do Campus. Eles trabalham na limpeza da horta da entidade, plantando legumes e vegetais que possam ser utilizados nas refeições dos alunos e usuários da Associação. Os acadêmicos fazem também a manutenção periódica da horta.

Os autores do Projeto Engenharia Verde – Maikel Négri, Guilherme Pedrotti, Daniel Pless, Alana Baú, Luana Marini, Bruna Trevisan e Luana Fierro – com orientação do professor Rodrigo Fabiano Montemezzo, coordenador do curso de Engenharia Civil, pretendem demonstrar à comunidade que o mundo não é feito somente de concreto, ferro, cálculos… e sim também de solidariedade e interação com o meio urbano em que se vive.

O projeto, de caráter extensionista, visa estimular a participação do acadêmico em projetos sociais, disseminando conceitos e práticas relacionadas, nesse caso específico, à sustentabilidade e à alimentação saudável. A ideia central do projeto é desenvolver com a comunidade atividades baseadas no tripé que orienta o curso de Engenharia Civil: ser socialmente justo, financeiramente viável e ecologicamente sustentável.

Segundo os acadêmicos que idealizaram o projeto,”é preciso interagir com o meio urbano”. E o projeto Engenharia Verde permite essa conexão com a sociedade, ampliando a visão do estudante sobre o que é ser solidário.

Fotos: CARVI/Divulgação