Envelhecer com saúde e alegria também se aprende na Universidade.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 31/12/2017 | Editado em 21/12/2017

“Quando a velhice chegar, aceita-a, ama-a. Ela é abundante em prazeres se souberes amá-la. Os anos que vão gradualmente declinando estão entre os mais doces da vida de um homem. Mesmo quando tenhas alcançado o limite extremo dos anos, estes ainda reservam prazeres.”
Sêneca

A experiência que adquirimos ao longo da vida nos afeta de diferentes modos e nas várias dimensões: biológica, psicológica e sociocultural. Com o passar do tempo, aprendemos que os sonhos e as utopias são os nutrientes essenciais para uma velhice ativa e saudável.

O Programa UCS Sênior – Educação e Longevidade há 26 anos oferece à comunidade de abrangência da Universidade de Caxias do Sul a possibilidade de aproveitar a vida a partir dos 50 anos, vivenciando um programa de atividades voltadas para o envelhecimento ativo e planejadas para atender
a diferentes interesses, priorizando a troca de experiências e o prazer de conviver.

Atividades com foco na:

– Promoção da saúde física e mental
Floricultura; horta orgânica; ginástica recreativa e funcional; saúde; educação nutricional; hidroginástica; musculação; pilates; yoga; natação; e disciplinas da graduação.

– Fruição das diferentes linguagens da arte e das tecnologias digitais
Línguas estrangeiras modernas; dança e expressão corporal; ateliê de dança e arte; leitura e escrita; licença poética; música; coral; artes cênicas e criatividade; educação digital; tecnologias digitais; e fotografia.

– Ressignificação dos percursos formativos e ampliação de saberes
Envelhecimento e cultura; espiritualidade; memória; meditação ativa; moda; coisas da vida; reinventando a vida; e passeios.

A escolha é do participante, a partir de seus interesses prévios, aptidões e objetivos. Matrículas para o primeiro semestre de 2018 até 5 de março.

Atividades em Caxias do Sul, Vacaria, São Sebastião do Caí, Canela e São Marcos.

 

O futuro será dos idosos. Que tal começar a preparar-se para essa importante fase da vida?

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o envelhecimento ativo é também uma política pública de saúde para a população idosa.

De acordo com o IBGE, o número de idosos no Brasil vai quadruplicar até 2060, chegando a 58,4 milhões de pessoas. Nesse período, a expectativa média de vida do brasileiro deve aumentar dos atuais 75 anos para 81 anos.

Inúmeras obras literárias e cinematográficas abordam a temática do envelhecimento humano, contando histórias – alegres ou tristes – que nos permitem um novo olhar sobre a vida, a nossa e a dos outros. Se você deseja aprender com as experiências que a literatura e o cinema nos oferecem, ficam aqui algumas dicas da coordenação do Programa UCS Sênior.

Livros
– Perdas e ganhos – Lya Luft
– Se eu pudesse viver minha vida novamente – Rubem Alves
– Nossas noites – Kent Haruf

Filmes
– Coccon – Direção Ron Howard (EUA, 1985)
– E se vivêssemos todos juntos? – Direção Stéphane Robelin (Alemanha, França, 2011)
– O Quarteto – Direção Dustin Hoffman (Reino Unido, 2012)


LEMBRE-SE

Na velhice, nem tudo é só bonança, nem tudo se resume a problemas. A aprendizagem continuada, a prática de atividades físicas, a espiritualidade e a aposta em novos projetos socioculturais contribuem para diminuir o impacto causado pelo inevitável declínio biológico e nos encorajam a projetar novos sonhos para seguir adiante.

Programa UCS Sênior – Educação e Longevidade
Telefone: 54 3218-2355 – Email: ucssenior@ucs.br

Pró-Reitoria Acadêmica – Coordenadoria de Extensão