Envelhecimento Humano: Fórum Gaúcho de Ensino Superior reúne mais de 500 participantes.

“Querendo ou não, iremos todos envelhecer, faz parte da vida. As pernas irão pesar, a coluna doer, o colesterol aumentar. A imagem no espelho irá se alterar gradativamente e perderemos estatura, lábios e cabelos.
A boa notícia é que a alma pode permanecer com o humor dos dez, o viço dos vinte e o erotismo dos trinta anos, se você permitir.”
Esta foi a fala inicial do professor Delcio Antônio Agliardi, coordenador do Programa UCS Sênior e do 9º Fórum Gaúcho de Ensino Superior sobre Envelhecimento Humano, ao dar as boas-vindas aos mais de 500 participantes do evento, na tarde desta quinta-feira, dia 18 de outubro, no UCS Teatro. A atividade, que segue nesta sexta-feira, reuniu também o 13º Encontro Estadual de Alunos Idosos, com delegações de diversas universidades do Rio Grande do Sul.
O evento de cunho científico reúne especialistas, profissionais da área, idosos e acadêmicos, com o objetivo de articular estudos e ações de ensino, pesquisa e extensão que favoreçam o envelhecimento humano ativo e saudável, respeitando a diversidade e promovendo a inclusão. Segundo o professor Delcio Agliardi, a cada dia, no mundo, mais de 10 mil pessoas completam 65 anos e o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, é uma conquista da população brasileira, alcançada em 2003, que deve ser defendido.

Falando também na sessão de abertura, o reitor Evaldo Kuiava enfatizou: “Feliz é aquele que envelhece, que procura sempre aprender a cuidar de si e dos outros, de ter autonomia e responder às demandas da vida. O conhecimento vem dos livros, com os professores, mas a sabedoria vem da vida. E compartilhar a experiência vale muito”.
Com o tema “Envelhecimento e aprendizagem ao longo da vida”, debates através de conferência, palestras, oficinas, apresentações artístico-culturais, filó italiano, sessões de pôsteres e apresentações orais de trabalhos pontuam o evento, que teve também, na abertura, a palestra do médico Claus Dieter Stobãus, sobre “Envelhecimento e saúde”, dois conceitos que, segundo ele, “deveriam andar juntos, sempre”.
O 9º Fórum Gaúcho de Ensino Superior sobre Envelhecimento Humano e o 13º Encontro Estadual de Alunos Idosos é coordenado pela UCS, com apoio das seguintes instituições: Unipampa, Universidade Católica de Pelotas, Universidade de Santa Cruz do Sul, Univates, Universidade de Cruz Alta, Fundação de Rio Grande, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Pelotas, UFRGS, Unijuí, Unisinos, Universidade de Passo Fundo e Ulbra.
Fotos: Claudia Velho
Compartilhar