Equipe da UCSGRAPHENE participa do 3º Encontro Nacional do Fórum Grafeno

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 05/12/2025 | Editado em 05/12/2025

Coordenadores apresentaram palestras e reforçaram parcerias institucionais da UCS junto ao segmento

Daniele, Natália e Daniel, da UCSGRAPHENE, em evento no Rio de Janeiro

Uma equipe da UCSGRAPHENE representou a Universidade de Caxias do Sul no 3º Encontro Nacional do Fórum Grafeno, realizado nos dias 27 e 28 de novembro no Rio de Janeiro. A participação no evento, que reuniu pesquisadores, profissionais da indústria, fornecedores e especialistas em materiais avançados, reforçou o papel estratégico da UCS no avanço científico, tecnológico e regulatório do grafeno no Brasil.

No dia 27, a coordenadora científica da UCSGRAPHENE, Daniele Perondi, apresentou a conferência Entre a Ciência e a Inovação: O papel da UCSGRAPHENE no Marco Regulatório do Grafeno, destacando o trabalho da Unidade na consolidação de requisitos técnicos, metodologias e diretrizes para o setor. “Esse assunto vem sendo conduzido de forma colaborativa com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), com o propósito de qualificar cada vez mais as pesquisas desenvolvidas no Brasil com base na metrologia científica”, explica.

No segundo dia de evento, Daniele e a professora Natália Fontana Nicoletti palestraram sobre o tema Interação intracelular células-tronco e grafeno-UCSGRAPHENE: biocompatibilidade e sobrevivência celular. “Foi um momento de compartilhamento de avanços relevantes para aplicações biomédicas e estudos de segurança do material. A utilização do grafeno como potencializador da multiplicação celular segura, sem efeitos colaterais, foi o principal contexto abordado”, destaca a coordenadora.

Um dia antes do evento, Daniele e o coordenador de Serviços – que incluem a UCSGRAPHENE – Daniel Antônio Faccin visitaram as dependências do Inmetro em Xerém (RJ). “A visita contribuiu para fortalecer a nossa parceria institucional e discutir ações conjuntas, voltadas à normalização e metrologia, visando ao desenvolvimento de materiais avançados baseados em grafeno”, conclui a professora.

Foto: Divulgação