Equipe Star Winners vence a oitava edição do Projeto UCS Desafiando Estrelas.
Atividades voltadas ao desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho reuniram 74 acadêmicos dos cursos da área do conhecimento de Ciências Sociais, entre setembro e novembro.

A oitava edição do projeto UCS Desafiando Estrelas se encerrou nesta quinta-feira, 8 de novembro, revelando a equipe Star Winners, que finalizou a competição com 490 pontos, como a vencedora. A cerimônia de encerramento do projeto foi realizada na Sala Florense do Bloco M, precedida da etapa final do último desafio, que promoveu a apresentação de planos comerciais desenvolvidos e executados pelas quatro equipes finalistas – que também puderam compartilhar seus aprendizados durante a experiência. A primeira colocada foi premiada com um voucher de 10 mil reais para utilização em serviços/produtos da UCS (conforme regulamento). Com o segundo, terceiro e quarto lugares, ficaram as equipes Malandramente, Gente que Faz e Orion, respectivamente.
Desenvolver competências para o mercado de trabalho é uma das propostas do Projeto UCS Desafiando Estrelas, que em sua 8ª edição teve como tema “Pessoas em Movimento”, visando estimular iniciativa, pró-atividade e protagonismo para vencer desafios. A competição, que se iniciou no dia 15 de setembro, teve a participação de 74 acadêmicos, divididos em oito equipes: Esquadrão, Gente que Faz, Liga das Estrelas, Malandramente, Orion, Rocket Stars, Savages e Star Winners. Os grupos foram formados por estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Internacional, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Turismo.

Desafios
Esta edição foi composta por três fases e quatro grandes provas, realizadas em estímulo ao desenvolvimento de habilidades para a futura atuação profissional. No Desafio Conhecimento, primeira tarefa, os acadêmicos responderam uma prova com questionamentos específicos aos cursos e sobre conhecimentos gerais.
No Desafio Sobrevivência, os grupos se inseriram em um universo apocalíptico, no qual equipes de humanos precisaram lutar contra os zumbis. O jogo exigiu envolvimento e trabalho em equipe, além de habilidades em tomada de decisão e estratégia.
Os participantes praticaram o voluntariado e colocaram a mão na massa durante o Desafio Cidadania, quando prepararam biscoitos, na Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha, e realizaram um planejamento para trocá-los por produtos de maior valor, posteriormente comercializados em prol de entidades vinculadas a Parceiros Voluntários.
Na última tarefa, o Desafio Mercado, as equipes classificadas desenvolveram, aplicaram e apresentaram um plano comercial para a venda do produto Cake, da empresa parceira do UCS Desafiando Estrelas 2018, a NL Informática | Sistema de Gestão Empresarial. Diferencial desta edição, o apoio da empresa também possibilitou que um representante de cada equipe viajasse a São Paulo para conferir o evento de e-commerce e inovação Rakuten Expo 2018. Na feira, o grupo acompanhou palestras e painéis sobre cenários, cases de sucesso e ideias e tecnologias inovadoras, além de conhecer diferentes empresas e seus gestores.
Mais detalhes sobre a trajetória de aprendizados, emoções e disputas podem ser conferidos direto na página do Desafiando Estrelas.
Experiência de aprendizado

As integrantes da comissão organizadora do UCS Desafiando Estrelas, professoras Elisandra Martins e Magda Medianeira Reginato Bassanesi, avaliam esta edição de forma extremamente positiva – com destaque para momentos como a atividade no âmbito social, a experiência de produção de um plano comercial para um produto de uma empresa real e a visita à feira Rakuten Expo. “Ressaltamos a representatividade da área do conhecimento de Ciências Sociais, pela presença de alunos de 11 cursos de graduação, dos 18 que integram a área, além do comprometimento das equipes”. Na cerimônia de encerramento, a pró-reitora Acadêmica, professora Nilda Stecanela, também valorizou os bons resultados da atividade para o processo de aprendizado dos acadêmicos participantes.
O gerente comercial da NL Informática | Sistema de Gestão Empresarial, Daniel Pozza, destacou a relevância da experiência, também, para a própria NL Informática, pelo incentivo aos seus profissionais aprenderem, pelo contato com os integrantes das equipes, a visualizar o negócio sob a perspectiva de uma geração jovem, que representa as demandas futuras da empresa. O profissional, que considerou todas equipes vencedoras, em aspectos distintos dos planos comerciais apresentados, anunciou o resultado do quarto desafio em termos de vendas concretizadas. Representando a NL, ainda esteve presente o desenvolvedor Gustavo Pedroni.
Também prestigiaram o encerramento do projeto deste ano a coordenadora do Centro de Inovação e de Tecnologias Educacionais (CINTED), Flávia Fernanda Costa, o coordenador do curso de Administração, Marco Aurélio Bertolazzi, e o professor da Área do Conhecimento de Ciências Sociais, Álvaro Fraga Moreira Benevenuto Júnior.
Compartilhar