Escritor, egresso do CETEC, compartilha sua história com estudantes.
Juliano César Fantin compartilhou momentos de sua trajetória com alunos da aula de Escrita Criativa.
Na tarde do dia 27 de abril, os estudantes da aula de Escrita Criativa tiveram a oportunidade de conversar com o escritor caxiense Juliano César Fantin. Formado no CETEC no ano de 2012, Juliano, 21 anos, contou que sempre foi apaixonado por fantasia e sempre gostou de viajar para outros universos, utilizando-se para isso das páginas de livros, quadrinhos e mangás, e também dos filmes e, aos poucos, passou a criar suas próprias histórias.
Seu primeiro livro, Jornada em Corellà — Viajando com Sidéreos, foi lançado em 2016. Fã de J.R.R. Tolkien, Juliano conta que ficou na dúvida sobre classificar seu livro como fantasia ou como ficção científica: ele é predominantemente fantástico, mas flerta com a ficção, pois o universo nascido da imaginação do jovem autor tem suas leis e explicações, nada é ao acaso.

Juliano, que adotou o nome artístico de J.C. Fantin, faltou sobre sua trajetória até chegar a publicação do livro: “Lá pelos 15 anos, meus pensamentos começaram a dar origem a Corellà, um plano dimensional composto por vários universos paralelos, ou eixos dimensionais. Entre esses eixos está Etherna, o mesmo universo compartilhado por nós, terráqueos, e o único que não tem conhecimento dos outros”, conta. A ideia foi amadurecendo, e, aos 18 anos de idade, Juliano tinha planejada uma saga de oito livros. O segundo livro já está pronto e o autor já iniciou a escrita do terceiro.
Durante a atividade, o autor também conversou com os estudantes sobre o processo criativo que envolve a produção dos seus contos, além de esclarecer dúvidas dos alunos sobre o seu processo criativo.
Para a professora de Escrita Criativa, Caroline de Siqueira, aproximar os alunos da realidade da publicação de um livro é revigorante: “Saber que nossos egressos estão produzindo materiais literários é motivo de orgulho e temos que tê-los como inspiração”, ressalta a docente.
Fotos: CETEC/Divulgação
Compartilhar