Espaço das Profissões propicia vivências vocacionais.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 05/09/2018 | Editado em 05/09/2018

Projeto Integrado da 3ª série reconstruiu uma Base Militar, um Resort, um Cinema e uma Prisão. O projeto vai ao encontro da proposta pedagógica do CETEC, que coloca o estudante como protagonista do seu conhecimento, além de valorizar a formação para a cidadania e para a responsabilidade social.

Nos dias 30 e 31 de agosto as turmas da 3ª série do CETEC UCS realizaram o Espaço das Profissões 2018. O projeto, de caráter interdisciplinar, busca a vivência experimental da futura profissão dos estudantes. Neste ano, foram recriados quatro empreendimentos: uma Base Militar, o Cinese Cinemas, o Resort Ohana e uma penitenciária alternativa, a P.R.I.S.A.O – Programa de Reintegração Social e Assistência Orientacional.

 

Iniciada ainda no primeiro semestre, a atividade propõe que, individualmente, cada aluno faça uma pesquisa sobre o campo de atuação, o perfil do profissional e o currículo dos cursos acadêmicos da sua área de interesse. Essa etapa inclui entrevistas com profissionais em atividade e tem a supervisão dos professores da escola.

Já na última semana ocorreu o encerramento da atividade, quando os alunos montaram as salas interativas. Durante os dois dias, ocorreram as apresentações para os colegas, familiares e convidados, que puderam apreciar o conhecimento obtido pelos estudantes durante o projeto. Para a professora Sibele Tesch, o Espaço das Profissões é uma oportunidade de os alunos interagirem com os colegas e desafia os estudantes no processo de construção do seu futuro: “Muitos alunos, ao concluírem o trabalho, veem os prós e os contras da profissão e acabam por mudar sua opção do curso de graduação da área desenvolvida dentro do projeto”, diz a docente.

Confira todas as fotos clicando aqui.

Fotos: CETEC/Divulgação