Estudantes do CETEC elaboram game de educação ambiental.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 17/12/2019 | Editado em 17/12/2019

Atividade propôs conscientização sobre o processo de coleta seletiva na UCS, a partir de desafio proposto pelo Setor de Gerenciamento Ambiental – SEAMB/GLOG. Trabalhos que se destacaram foram premiados no final de novembro.

Um projeto que uniu a Gerência de Infraestrutura e Logística da UCS (GLOG), por meio do Setor de Gerenciamento Ambiental (SEAMB), e o CETEC resultou em uma ação de educação ambiental: a elaboração de um game educativo de conscientização sobre o processo de coleta seletiva na Universidade. A atividade foi realizada pelos alunos do terceiro ano do curso Técnico em Informática.

A iniciativa conecta-se ao projeto de revitalização da coleta seletiva de resíduos da Universidade, implementado no mês de julho pelo SEAMB/GLOG, que alterou distribuição e padrões dos coletores. No âmbito da educação ambiental, o processo buscou contemplar os alunos com foco na sensibilização para atuarem como multiplicadores.

Propondo a simulação de uma situação real de trabalho, com a entrega de um produto de tecnologia digital, o trabalho foi ferramenta avaliativa da disciplina Sistemas de Informação, voltada ao desenvolvimento de jogos digitais, ministrada pelo professor Marcelo Fardo, coordenador do bacharelado em Criação Digital e do curso de Tecnologia em Jogos Digitais na Universidade. As atividades se iniciaram com uma capacitação, realizada pela equipe do SEAMB, que proporcionou fundamentação teórica sobre gerenciamento de resíduos. Em duplas, os estudantes trabalharam buscando referências e elaboraram games que pudessem se adaptar à temática – descarte correto de resíduos e reciclagem – utilizando a plataforma Unity, disponível no laboratório de informática.

Considerando atendimento da proposta e prazos, estética, apelo comercial, aplicabilidade e conteúdo, destacaram-se três trabalhos, premiados no dia 28 de novembro. O primeiro lugar ficou com o game dos alunos Maurício Andrin e Guilherme Fontana, que receberam um voucher para curso de extensão de até 20 horas na UCS; a segunda colocação foi concedida aos estudantes Tiago de Carvalho Borella e Matheus Susin Timmers; e o terceiro lugar foi do jogo desenvolvido por Fabrício Formolo Fávero e Arthur Augusto Sandri – segundo e terceiro colocados receberam vale-compras da Livraria da UCS.

A avaliação ficou a cargo do professor Marcelo, do gerente de Infraestrutura e Logística da UCS, Daniel Freitas, das colaboradoras do SEAMB engenheira ambiental Roberta Elamarine Neimaier Graeff e biológa Kira Lusa Manfredini, e do representante do site da UCS Bruno Hoffmann, bacharel em Tecnologias Digitais. “Consideramos a experiência de aprendizagem extremamente rica, pois os estudantes puderam sentir como seria uma situação de projeto criativo no mundo do trabalho – deparando-se com uma ideia que transformaram em projeto e, depois, em produto”, afirma o docente, acrescentando que os jogos desenvolvidos têm valor de objetos de aprendizagem interativos, “nos quais se aprende jogando, com ludicidade e de forma descontraída, uma das características da nova geração de estudantes”. A ideia é que os games, após algumas adaptações, tornem-se ferramenta de educação ambiental para SEAMB e CETEC.


1º LUGAR  – Trash Capitalist, dos estudantes Guilherme Fontana e Mauricio Andrin – Jogo de engajamento e estímulo no estilo “idle game”, em que se toma conta de uma usina de reciclagem. Conforme vai reciclando diferentes tipos de resíduos (plástico, papel, vidro, metal e materiais especiais), o jogador vai aprendendo sobre as particularidades dos diferentes tipos de resíduos e habilitando novos equipamentos para reciclagem de novos materiais.

2º LUGAR – Jogo do Macaco Ninja, dos estudantes Matheus Susin Timmers e Tiago de Carvalho Borella – Em um desafio de reflexos e atenção, que contribui para a memorização, o jogador controla um macaco que deve coletar resíduos que vão caindo no cenário. É preciso ficar atento, pois, para ganhar pontos, o material coletado deve ser correspondente à cor da lixeira que o macaco está segurando – o descarte na lixeira errada resulta em menos pontos.

3º LUGAR – Rythm Recycling Game, dos estudantes Fabrício Formolo Fávero e Arthur Augusto Sandri – Jogo no estilo “Guitar Hero”, mas com diferentes tipos de resíduos, que auxilia na memorização das formas de descarte. O jogador deve efetuar o descarte correto conforme o conforme o ritmo da música, seguindo a máxima dos jogos de ritmo.