Estudantes do CETEC participam da Mostratec.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 26/10/2017 | Editado em 26/10/2017

A maior feira de Ciência e Tecnologia jovem da América Latina realiza-se em Novo Hamburgo.

De 23 a 27 de outubro, quatro estudantes do CETEC representam a escola na maior feira de Ciência e Tecnologia jovem da América Latina, a Mostratec. O evento, que ocorre nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, chega a sua 32ª edição com mais de 700 trabalhos de várias partes do Brasil e do mundo.

Os estudantes apresentam dois trabalhos que foram selecionados a partir da excelência na 5ª Mostra Científica do CETEC, realizada em agosto.

Redução de até 10% na emissão de Dióxido de Carbono
O estudante Rodrigo Luan Ferrazza, 16 anos, aluno do segundo ano, que conquistou o segundo lugar da Mostra Científica e Tecnológica das Escolas de Ensino Médio da Serra Gaúcha, a MOSTRASEG, chega à Mostratec com o trabalho Ar mais limpo? Membrana polimérica à base de polipropileno enquanto alternativa na retenção de partículas oriundas de veículos automotivos.  Em seu, Rodrigo  buscou diminuir o impacto ambiental produzido pela fumaça expelida por carros de passeio, reduzindo em até 10% a emissão de poluentes.

O projeto, conta Rodrigo, surgiu em 2016, durante um trabalho da escola em que teve que desenvolver uma tecnologia capaz de retirar poluentes emitidos pelas indústrias no meio ambiente: “A minha intenção foi inventar algo que ajudasse a resolver os problemas ambientais de forma viável, com baixo custo e fácil fabricação”. Seu protótipo é composto por duas chapas de metal e uma peça removível, em que é possível colocar a membrana de polipropileno, estrela do projeto. A membrana filtra a fumaça que, em vez de ser emitida diretamente no meio ambiente, fica com a maior carga de dióxido de carbono. Durante o processo de pesquisa, o estudante foi orientado pela professora Tatiana Bisoto.

Casca de arroz como matéria-prima
Já as alunas Juliana Salles, Maria Eduarda Ramos e Natália Boschetti, da turma Y2, que tem o título “Reutilização da Casca de Arroz incorporada a Polímero – Uma Alternativa Sustentável para o seu Aproveitamento”, buscou alternativas para dar novas utilidades para a casca do arroz. A orientação da pesquisa científica foi realizada pelas professoras Andréia Gobbi e Tatiana Bisoto.

Durante o processo de pesquisa e construção do conhecimento, os alunos utilizaram diversos laboratórios da UCS, onde contaram com o auxílio de pesquisadores e professores de áreas específicas de cada projeto. Para a diretora Ana Possapp Cesa, a participação dos estudantes na Mostratec é a concretização de uma formação séria, que coloca o jovem como protagonista do próprio processo de ensino-aprendizagem: “Nosso aluno, através do estudo e da pesquisa, se torna agente transformador na construção de uma sociedade mais justa e mais humana”, disse a professora.