Estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação em Educação participam da 39ª Reunião da ANPED.
Professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação participaram, de 20 a 24 de outubro, no Rio de Janeiro, da 39ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), que teve como tema central Educação pública e pesquisa: ataques e resistências.
A professora Terciane Ângela Luchese apresentou, no GT História da Educação, o trabalho “Uma história do livro escolar produzido no Brasil pelas escolas italianas (1896 – 1907) e o professor José Edimar de Souza acompanhou o doutorando, Cristian Giacomini (bolsista CAPES/PROSUC) que apresentou o pôster “A Educação Física no Ensino Primário de Caxias do Sul/RS nas Memórias de Professores e Alunos (1974-1989)”.
No GT História da Educação
Cristian Giacomini é egresso do Mestrado em Educação e representante discente no Colegiado do Programa (no Doutorado). Sobre a sua participação no maior e mais importante evento de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação do País, Cristian explica que foi sua primeira experiência como pesquisador em um evento nacional e aproveitou-a muito bem. “Participei de muitas comunicações e minicursos relevantes para a temática que pesquiso; também apresentei um pôster no GT2 de História da Educação e, apesar da ansiedade e nervosismo da exposição para professores e pesquisadores de todo Brasil, considero que a experiência foi muito proveitosa e que pode contribuir para minha vida acadêmica. Além disso, tive a oportunidade de apresentar a pesquisa de doutorado para professores que são referências em suas áreas, muitos dos quais, são referências da minha pesquisa, como o professor Marcus Aurélio Taborda de Oliveira (UFMG). Ter acesso a esses professores eles, ouvi-los, refletir sobre suas contribuições, e ainda, dialogar com outros pesquisadores nos corredores do evento foi uma experiência que recomendo a todos discentes que visam a continuidade e a qualificação da pesquisa e da docência”.
No GT Estado e Política
A doutoranda (bolsista CAPES/PROSUC e fomento interno do IFRS) e professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS/Bento Gonçalves), Cláudia Soave, e a recém doutora do Programa, Daniela Corte Real (bolsista CAPES/PROSUC) apresentaram, no GT Estado e Política, o trabalho “Antígona: Ante o Silêncio e o Clamor do Coro (povo) – Reflexões sobre educação, política, estado e redes sociais”, provocando os presentes a partir de uma apresentação considerada ‘fora da caixa’ e inovadora, em que abordaram a necessidade do equilíbrio configurado na figura do coro (povo) na tragédia grega e na atualidade, analisando implicações na atuação docente (enquanto Antígona).


Segundo as autoras, “a intenção foi trazer para o debate os discursos que ressaltam a importância da participação política, que equilibram silêncio e manifestação, e observam a articulação entre a necessidade de cuidado de si, como forma de contra-conduta, e do nosso conhecimento como resistência, entendendo que, mesmo não havendo solução conciliatória, podemos (coro/povo e Antígona/professores) protagonizar nossas ações com prudência e ativismo”. [ Leia o trabalho completo AQUI ]
Na ocasião, Cláudia e Daniela entregaram aos professores Sílvio Gallo (da UNICAMP) e Boaventura de Souza Santos (da universidade do Porto) os livros “Formação de Professores na Educação Latino-Americana” e “Educação e Emancipação do Pensamento Latino-Americano”, publicados pela EDUCS e lançados em 2018, no 1º Seminário Internacional Educação, Biopolítica e Formação de Professores na América Latina & II Jornada Interuniversitária de Pós-Graduação em Educação Brasil/Argentina (I SIBFORP & II JPPGE), promovidos pela Universidade de Caxias do Sul. Os livros são resultados da Missão Acadêmica Brasil-Argentina, realizada sob a coordenação dos professores Geraldo Antônio da Rosa e Amarildo Luis Trevisan.
Compartilhar