Evento cultural encerra o projeto “Juntos na Diversidade”.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 17/11/2016 | Editado em 17/11/2016

Iniciativa de incentivo à preservação da diversidade linguística e cultural atendeu, no projeto-piloto, crianças e jovens de diferentes municípios.

O evento de encerramento do projeto “Juntos na Diversidade”, lançado em fevereiro durante a Festa da Uva, será realizado neste sábado, dia 19 de novembro, às 9 horas, no UCS Teatro. O projeto, que conta com apoio do governo do Estado, gestão da UCS e o aporte financeiro do Banrisul, busca promover a preservação de línguas nativas e de imigração, como o talian, o polonês, o alemão e o kaingang. Neste ano, a atuação foi destinada às regiões Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra. Pela UCS, a organização ficou a cargo do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC).

O evento cultural de sábado, segundo o diretor do IMHC, professor Anthony Beux Tessari, será uma amostra do que os grupos realizaram ao longo da execução do projeto. “Os grupos apresentarão cantos, danças, teatro e rezas, utilizando as línguas de imigração (talian, alemão, polonês) e nativa (kaingang). Recebemos os relatórios dos grupos participantes do projeto e percebi que todos eles envolveram suas comunidades, fazendo apresentações locais. Todos cumpriram um dos principais objetivos do projeto, que era o envolvimento de crianças e jovens no estudo da língua e da história dos indígenas e imigrantes da nossa região. Como objetivo geral, é que reconheçam e valorizem o patrimônio cultural existente na região e ampliem o respeito à nossa diversidade cultural”, salienta.

A edição deste ano foi um projeto-piloto, com patrocínio do Banrisul. “Esperamos que o projeto tenha continuidade no próximo ano. No momento, ele foi novamente selecionado pelo Programa Banrisul de Patrocínios para execução em 2017. Existe interesse da UCS, por meio do IMHC, e do Governo Estadual, no âmbito da Secretaria Estadual da Cultura, para a continuidade do projeto”, explica Anthony.

Mais de 300 pessoas – entre crianças e jovens – participam da festividade no sábado. São grupos de Bom Jesus, Farroupilha, Caxias do Sul, Cotiporã, Nova Prata, Veranópolis, Antônio Prado, Ipê, Vila Flores, Flores da Cunha e Bento Gonçalves. Eles serão recepcionados por atores de vários grupos de teatro e após iniciam as suas apresentações.