Exposição apresenta trabalhos premiados no XVIII Salão de Artes e 11º Prêmio Koralle

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 27/10/2025 | Editado em 27/10/2025

Obras podem ser conferidas até o dia 31 de outubro, na Galeria de Arte do Bloco J 

Foram divulgados os trabalhos selecionados e premiados no XVIII Salão de Artes e 11º Prêmio Koralle. No total, 20 produções permanecerão expostas na Galeria de Arte do Bloco J até sexta-feira, dia 31 de outubro. Entre os meses de dezembro e janeiro a exposição ganha itinerância e chega ao Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.

Pela primeira vez no Bloco J, o Salão de Artes conta com a novidade de expor quatro trabalhos na categoria Ensino Médio. Em cada categoria, a comissão julgadora classificou as produções em 1º, 2º e 3º lugares, e entre todos os participantes quatro obras foram condecoradas com menção honrosa. 

1º lugar 

Crisálida, de Ariel Ramos Vieira (acrílico sobre tela – 2025) bacharelado em Artes Visuais

O ponto de partida de Crisálida foi a autoconsciência da vulnerabilidade e do desconforto com o próprio corpo. Como pessoa transgênero, o artista encontrou nesse enfrentamento um caminho de aceitação, refletindo-se cada vez mais nas escolhas visuais de seus trabalhos. A disforia, embora reduzida, permanece como presença simbólica – agora não mais como um conflito central, mas como vestígio de uma restauração que sinaliza reconciliação.

2º lugar

Esgotada e Exaurida, de Cristiane Alvarenga de Oliveira Ribeiro (guache sobre papel – 2025) licenciatura em Artes Visuais

As pinturas foram realizadas em um momento de grande cansaço físico e mental, em meio a dramas pessoais, como a morte repentina e dolorosa de meu pai, os desafios de conviver com um filho adolescente e situações de assédio moral no trabalho. As obras fazem parte da pesquisa que venho desenvolvendo sobre o cansaço feminino – e como as mulheres, desde sempre, se sentem sobrecarregadas pelo acúmulo de funções impostas.

3º lugar

Égide, de João Paulo do Prado Neres da Silva (giz pastel oleoso sobre papel – 2025) Arquitetura e Urbanismo

A palavra Égide faz referência ao escudo de Palas Atena, deusa feminina. Também significa “quem protege, ampara”. A mulher, quase monstruosa, carrega de braços amputados a própria prole, seu filho. Ao perceber o apuro, se mostra vigilante e de seu corpo surge um braço para se defender. Seu rosto é de um tigre, com referência na máscara presente na obra “Menina com Máscara Mortuária” (1938), de Frida Kahlo. Se na obra de Frida a menina está acompanhada de duas máscaras sinistras, em contraste com sua inocência, podendo ser um presságio de um futuro cruel, talvez em Égide a figura sinistra possa ser uma versão dessa criança no futuro, ou apenas uma mulher em apuros que invoca uma “égide” de proteção (como uma carranca que afasta espíritos ruins). 

Menções honrosas

Carlos Eduardo da Rosa (licenciatura em Artes Visuais), pela obra Confiança (grafite sobre papel – 2025)
Emily Mezzomo (licenciatura em Artes Visuais), pela obra Manipulação do Real (acrílico sobre fotografia – 2025)
Marina Corso Vitt (licenciatura em Artes Visuais), pela obra Infância perdida (xilografia – 2024)
Isabella Arguedas-Ribeiro (Cetec), pela obra Prende-se a mim, saia de mim (acrílico, guache, biscuit, cola, arame, farinha e óleo sobre tela – 2025)

Trabalhos dos estudantes do Ensino Médio

1º lugar – Henrique Baratieri Zampieri (CETEC), pelo livro de artista imagen venera (2025)

2º  lugar – Pedro Briz Calcagnotto (CETEC), pelas obras Isso não é um cigarro e o rato (técnica mista – 2025)

3º lugar – Isabelle Guerra Porto (CETEC), pela obra A Linha (videoarte – 2025)

Também participam da exposição os alunos:
Do bacharelado em Artes Visuais: Analice Bonett, Charles Magnabosco, Eduarda Ynês dos Santos, Emanuelli de Lima Honorato, Fernanda de Oliveira Roveda Silveira, Joelle do Prado, Mariana Mileski e Yuri de Lima Czerwinski; Da licenciatura em Artes Visuais: Daiane Rosa Figueiró, Daniel Bernardes de Almeida, Isadora Galimberti Perim e Nadime Koff;  e do curso de Moda: Gabrieli Milano Tomaz e Maria Emília Seibel Jerke. 

Serviço:

Exposições XVIII Salão de Artes e 11º Prêmio Koralle
Onde: Galeria de Arte do Bloco J do Campus-Sede
Quando: até 31 de outubro, das 9h às 22h

Onde: Sala de Exposições do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás FIlho
Quando: de 12 de dezembro a 25 de janeiro de 2026

Visitas de escolas e grupos devem ser agendadas pelo e-mail mamgalv1@ucs.br ou pelo whatsapp (54) 99705-1115.

 Imagens: divulgação