Faculdade de Filosofia de Caxias do Sul celebra 65 anos de fundação
Evento reuniu professores que atuaram no início das atividades, a partir de 1959

Precursora da Universidade de Caxias do Sul, a Faculdade de Filosofia de Caxias do Sul foi fundada em julho de 1959. Nesta terça-feira, 30 de setembro, uma cerimônia celebrou os 65 anos da instituição, que foi incorporada pela UCS em sua criação, no ano de 1967.
Estiveram reunidos professores – aposentados e em atividade – além de egressos e alunos. No primeiro ano de funcionamento, a Faculdade ofertou os cursos de Filosofia, Pedagogia e História. A partir do segundo ano foram instituídas as formações em Letras Neolatinas, Matemática e Geografia.
A professora Eliana Xerri, que publicou o livro “O pensar e o construir: da Universidade da Serra Gaúcha à Universidade de Caxias do Sul”, apresentou registros históricos da Faculdade de Filosofia. A docente explicou que a fundação da Faculdade contou com o suporte de municípios da região. “Sobretudo daquelas cidades que faziam parte da Mitra Diocesana de Caxias do Sul. Além de Caxias, chancelaram o apoio Antônio Prado, Torres, Guaporé, Farroupilha, Flores da Cunha, Bento Gonçalves, Encantado, Garibaldi, Veranópolis e Nova Prata”, contou.
O reitor, Gelson Leonardo Rech, explicou que a UCS é a única universidade comunitária do Rio Grande do Sul que preserva todos os cursos de licenciatura de sua origem, que iniciaram com a Faculdade de Filosofia. “O mundo precisa de professores com uma formação profunda”, reflete.
Homenagens

A noite de celebrações teve a outorga do “Destaque UCS Alumni Humanidades” a egressos dos cursos pioneiros da Faculdade. Receberam a homenagem Vania Beatriz Merlotti Heredia, Vanyr Tonolli Gardelin, Sônia Storchi Fries, Cecil Jeanine Albert Zinani, Carmen Duso Ribeiro e Ivonne Assunta Corteletti.
Representando o grupo, Ivonne, aluna da primeira turma do curso de Pedagogia, falou sobre o sentimento de recordar a trajetória educacional. “Nos emocionamos, pois, fomos colocados no foco da história da evolução da UCS. Obrigado por nos homenagearem ao relembrar nossa caminhada ainda como alunos dessa Instituição”, enalteceu.
Na condição de bispo diocesano, o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Dom José Gislon, analisou a colaboração da Mitra na construção da Faculdade de Filosofia. “A preocupação com a educação é uma marca que antecede a criação da nossa Diocese. Passa pelas escolas das catedrais e dos mosteiros, até a fundação das primeiras universidades na Idade Média”, contextualizou.
Estiveram presentes na cerimônia os ex-professores: Aldo Migot, Cecil Zinani, Edi Jussara C. Lorenzati, Ivone Corteletti, Jayme Paviani, José Carlos Köche, Maria Helena Boniatti, Neires Paviani, Roberto Boniatti, Salete Pezzi dos Santos, Sandra Matana, Sérgio Rech, Vania Heredia, Vanilda Salton Köche e Vitalina Maria Frosi.
Fotos: Bruno Zulian
Compartilhar